Jair Bolsonaro decide deixar PSL, afirma revista

O presidente Jair Bolsonaro decidiu deixar o Partido Social Liberal (PSL) nesta quarta-feira (9). As informações são da revista “Veja”. De acordo com o veículo, aliados do mandatário já foram informados da decisão.

Na última terça-feira (8), Jair Bolsonaro havia atacado o partido pelo qual foi eleito no ano passado, e indicou que iria mudar de sigla. A dificuldade da família Bolsonaro em controlar a legenda e seus diretórios regionais seria um dos motivos da insatisfação, de acordo com informações do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Com a saída de Bolsonaro, o partido teme um enfraquecimento, já que o presidente deve levar com ele até 15 dos 53 deputados federais, e dois dos três senadores.

O presidente está avaliando diversos cenários e deve buscar um partido que possa ter poder para controlar e impulsionar sua candidatura em 2022. Segundo o presidente do PSL, Luciano Bivar, o objetivo do presidente é descartar o partido para ser reeleito. A afirmativa foi feita nesta quarta-feira ao “UOL”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“No mundo político não dá para entender tudo. Bolsonaro é muito intuitivo. No momento que ele tem o sentimento de que é hora de descartar o PSL para ser reeleito, então é uma estratégia”, disse Bivar ao site.

Veja também: Governo de Minas Gerais anuncia plano para privatização da Codemig

Na última terça-feira, Bolsonaro pediu para um apoiador esquecer o PSL e também falou para o homem não compartilhar um vídeo no qual citava o presidente do PSL em tom negativo, afirmando que Bivar está “queimado pra caramba” e que o vídeo não seria legal pois “queimaria o filme dele [Bolsonaro]” também.

Em tom de reconciliação, Bivar afirmou, em resposta, que vai continuar apoiando o governo do presidente Jair Bolsonaro e também disse que preferia perder sua eleição no ano passado a ver o presidente da República perdendo a dele.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião