Itaú Unibanco busca análise de crédito ao comprar Zup

O apetite do Itaú Unibanco (ITUB4) por novas empresas parece não chegar ao fim. Após algumas aquisições recentes, como XP e Ticket, a instituição financeira anunciou nesta sexta-feira (1) a compra da Zup, companhia que oferece soluções tecnológicas de acordo com a necessidade de cada cliente.

Segundo o Itaú Unibanco, a compra da Zup, por cerca de R$ 575 milhões, permitirá “uma aceleração no desenvolvimento dos projetos de transformação digital e oferta de novas funcionalidades e de produtos digitais aos clientes”.

Entretanto, para além das explicações oficiais, com essa nova aquisição o banco pode buscar novas formas de análise de dados para diminuir risco de crédito.

Zup pode ajudar Itaú em análise de crédito

Como a Zup é especialista em análise de big data, o Itaú Unibanco ganha uma nova parceira na busca da análise de bancos de dados. Esse tipo de inspeção é tendência entre algumas fintechs, que conseguem cruzar dados para diminuir o risco de crédito, por exemplo.

Veja também: Itaú e Bank of America alcançam acordo com CVM e evitam processo

A inadimplência pesa em qualquer balanço bancário e diminuir esse risco é busca constante das instituições financeiras. Segundo a XP, o índice de inadimplência total do Itaú Unibanco atingiu 2,9% no terceiro trimestre deste ano.

Empresas especializadas nesse tipo de análise cruzam dados de gasto, acesso à páginas da internet, além de desenvolver programas específicos, como a Zup já fez com Santander, Vivo e Nextel.

Além disso, o caminho digital parece ser cada vez mais pavimentado no Itaú Unibanco.

“Transformação digital é realidade e, no Itaú Unibanco, é uma jornada, como a própria empresa diz. É um caminho sem volta e os grandes precisam se estabelecer”, disse Victor Martins, analista da corretora Planner.

Para o analista, o Itaú Unibanco optou para não desenvolver tecnologia desde o berços dentro de casa. A instituição financeira preferiu adotar projetos quando já estão minimamente desenvolvidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Todos os grandes bancos estão na mesma situação. A forma, entretanto, depende da estrutura organizacional de cada um. A questão no Itaú Unibanco é: faço aqui ou compro de fora”, afirmou.

Cautela em relação a compra da Zup

A Zup é uma empresa que desenvolve sistemas para facilitar a integração de novos desenvolvimentos digitais com os software corporativos. Fundada em 2011, em Uberlândia (MG), conta atualmente com cerca de 900 funcionários.

Uma fonte com conhecimento sobre o assunto afirmou que o tipo de aquisição  parcelada visa diminuir os riscos, já que o negócio ainda precisa ser validado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Banco Central (BC).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A compra de 100% do capital social da empresa pelo Itaú Unibanco será realizada em três etapas durante quatro anos.

Segundo a instituição financeira, na primeira etapa, o Itaú comprará 51% do da Zup por cerca de R$ 293 milhões, passando a deter o controle da companhia.

Saiba mais: Itaú e Bank of America alcançam acordo com CVM e evitam processo

Já no terceiro ano, o Itaú Unibanco comprará 19,6% de participação da Zup e, no quarto ano, a participação restante dos acionistas.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião