Itaú (ITUB4) aumenta participação acionária na Usiminas (USIM5)

O banco Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4) aumentou sua participação acionária na Usiminas (USIM3; USIM5; USIM6) e passou a deter 29.906.831 ações da empresa do setor siderúrgico. A instituição bancária divulgou a informação para o mercado nessa terça-feira (9).

O novo montante que o Itaú possui representa 5,46% de participação. Entretanto, o aumento não indica que o banco intencione mudar o controle da empresa.

De acordo com o documento, a instituição declarou “que tal participação não tem o objetivo de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da sociedade”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A Usiminas é uma companhia brasileira do setor siderúrgico que foi fundada em 1956, em Minas Gerais. Atualmente seu CEO é Sergio Leite de Andrade, que ocupa o cargo desde 2017.

Itaú reduz participação acionária na Tegma

Além disso, o banco reduziu sua participação na Tegma (TGMA3), de acordo com um comunicado enviado ao mercado pela companhia logística após o fechamento do mercado no início de maio.

Dessa forma, o Itaú possui uma participação de 13,49% das ações ordinárias da Tegma, totalizando 8,90 milhões de papéis. Segundo o banco, a manutenção de tal participação não tem por objetivo alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da sociedade.

O banco, ainda, informou que a participação da instituição financeira na empresa referente a posição detidas por fundos de investimento geridos pelo banco, “no contexto de sua atividade de administração de recursos de terceiros (asset management)”.

 

Veja também: Itaú (ITUB3) projeta queda de 4,5% no PIB brasileiro

Ademais o banco Itaú também reduziu sua participação na Iochpe-Maxion (MYPK3) para 4,75% das ações da companhia, de acordo com um comunicado ao mercado enviado no final do mês de abril. Dessa forma, o banco tem sob sua posse 7,30 milhões de ações ordinárias da empresa.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião