Itaú (ITUB4) eleva participação acionária na Tenda (TEND3)

O banco Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4) aumentou sua participação acionária na construtora Tenda (TEND3) para 5,4%. A informação foi divulgada nessa sexta-feira (26) através de um comunicado enviado ao mercado pela instituição financeira.

Com o novo aumento na participação acionária, o Itaú passa a deter 5.635.979 ações de emissão da Tenda.

Contudo, o banco indicou “que não tem o objetivo de alterar a composição do controle acionário ou estrutura administrativa da Companhia”.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Na última quarta-feira (17) o banco já havia elevado sua participação acionária na construtora, para 5,06%, e passou a deter pouco mais de 5,27 milhões de ações emitidas pela companhia.

As ações ordinárias da Tenda fecharam o pregão dessa sexta-feira cotadas a R$ 29,52, com uma desvalorização de 4,90%.

A Construtora Tenda foi fundada em Minas Gerais, em 1969, mas sua sede fica em São Paulo. Em sua oferta pública inicial, em 2007, a companhia levantou cerca de R$ 603 milhões.

Alterações recentes em participações acionárias do Itaú

No início do mês, o banco informou que aumentou sua participação acionária na Usiminas (USIM5) para 5,46%. Sendo assim o banco possui 29,90 milhões de ações da empresa.

Já em maio, o banco havia reduzido sua participação na Tegma (TGMA3), de acordo com um comunicado enviado ao mercado pela companhia logística após o fechamento do mercado no início de maio.

O Itaú passou a ter uma participação de 13,49% das ações ordinárias da Tegma, totalizando 8,90 milhões de papéis. O banco, ainda, informou que a participação da instituição financeira na empresa referente a posição detidas por fundos de investimento geridos pelo banco, “no contexto de sua atividade de administração de recursos de terceiros (asset management)”.

Veja também: Itaú (ITUB4) intenciona aderir a linhas de crédito para MPMES

Em ambos os casos, o Itaú informou que as alterações societárias não indicam que o banco tenha a intenção mudar o controle das empresas em questão.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião