Itaú (ITUB4) reduz participação acionária na Copel (CPLE3)

A Companhia Paranaense de Energia, Copel (CPLE3; CPLE5; CPLE6) informou nessa sexta-feira (25), via comunicado ao mercado que, o Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4) reduziu sua participação acionária na distribuidora de energia.

O documento explica que o Itaú agora conta com 6.775.278 ações ordinárias  da Copel, negociadas sob o código ‘CPLE3‘, que correspondem aproximadamente a 4,671% do total de ações desse tipo de emissão da companhia paranaense.

A instituição financeira destacou que “tal participação não tem o objetivo de altera a composição do controle ou estrutura administrativa da sociedade”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, o banco reforçou que o comunicado enviado à Copel “refere-se a posições detidas por fundos de investimentos geridos pelo Itaú Unibanco, no contexto de sua atividade de administração de recursos de terceiros (asset management)”.

Itaú aumenta participação acionária em outras companhias

A Tegma (TGMA3) informou, através de comunicado ao mercado, nessa quinta-feira (24) que o Itaú passou a deter 7,458% das suas ações ordinárias, o que equivale a 4.922.657 papeis.

A operadora de logística explicou que recebeu um comunicado do banco “informando que a quantidade de ações ordinárias da Tegma detida pelo conjunto de fundos de investimentos sob a gestão do Itaú Unibanco S.A., atingiu 7,458% das ações ordinárias (TGMA3) emitidas por essa Companhia, totalizando 4.922.657 ações”.

Além disso, a Cury (CURY3) informou, na noite da última segunda-feira (21), que o banco aumentou sua participação acionária na empresa através de seus fundos de investimento. De acordo com o comunicado, o banco agora detém 17.990.000 ações da incorporadora recém listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Dessa forma, os fundos de investimento, geridos pelo Itaú no âmbito da atividade de asset management, de forma conjunta possuem cerca de 6,16% do capital da Cury, o equivalente a R$ 168,10 milhões.

Sobre ambas as operações a instituição financeira apontou que “tal participação não tem objetivo de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da sociedade”.

Já no último dia 11 o banco adquiriu 5.558.780.153 ações de emissão do Itaú CorpBanca, por R$ 228 milhões. A aquisição aconteceu por meio da sua controladora ITB Holding Brasil Participações.

Nesse sentido, a participação do Itaú Unibanco no Itaú CorpBanca, passa de 38,14% para 39,22%. O comunicado ainda destacou que não houve alterações na governança do banco sediado em Santiago, no Chile.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião