Itaú (ITUB4) compra Verbank Securities, corretora paraguaia

O Itaú (ITUB4) está próximo de concluir a aquisição da Verbank Securities, corretora de valores mobiliários do Paraguai. Embora o banco não informe o valor da transação, salienta que o objetivo é ampliar a oferta de produtos e serviços no país.

A Verbank passará a se chamar Itaú Investe, e deve se consolidar entre os investidores institucionais. Além disso, segundo reportou o jornal “Valor Econômico”, a instituição financeira procura adentrar no segmento de atacado, enquanto já lidera o varejo.

André Gailey, CEO do Itaú Paraguai, contou que a transação faz parte do processo de criar a maior corretora do país, atraindo mais investidores estrangeiros e criando um mercado secundário de renda fixa. “Eles têm um time qualificado e plataforma pronta para operar, então podemos acelerar o processo, começar a atuação mais rapidamente”, diz o executivo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Apenas em 2020, o Itaú fez parte de duas emissões de títulos externas, do governo paraguaio e da Tigo, empresa de telefonia. Em 2019, colaborou com a estruturação de um instrumento de dívida para o projeto “Rutas 2 y 7”, uma das maiores obras de infraestrutura do Paraguai.

Em janeiro deste ano, o Itaú BBA, banco de investimentos da instituição, foi lançado no Paraguai, acompanhando um processo de sofisticação das empresas locais. O Itaú levou uma equipe para trabalhar no país, com foco em fusões e aquisições, e salienta que existe um grande espaço para crescimento em project finance.

“Com a compra da corretora, a gente viu a oportunidade de amarrar a ponta dos emissores com os compradores, como os fundos de pensão do Estado. Também vamos ajudar na negociação de pessoa física no mercado secundário, pois aqui ainda existe muito pouca oportunidade para investimento de pessoa física”, diz Gailey.

Saiba mais: IDAT: Itaú cria indicador de atividade econômica diária

O executivo do Itaú comentou que “o mundo digital permite ampliar muito a base de clientes, crescer rápido mesmo com uma população de renda mais baixa. Nos permite ser mais modernos e promover uma inclusão financeira muito forte”.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião