Itaú e Bradesco reduzem projeção do PIB do 1º trimestre

O Itaú e o Bradesco reduziram as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. Além disso, os bancos aumentaram o receio em relação à atividade econômica do segundo trimestre.

De acordo com as estimativas do Itaú, o PIB do primeiro trimestre deve registrar uma retração de 0,2%. Anteriormente, o banco havia projetado uma queda de 0,1%. Se confirmada, essa será a primeira após oito trimestres de crescimento.

Saiba mais: Goldman Sachs: indústria eleva risco de PIB negativo no 1º tri

Já o Bradesco informou por meio de relatório que a baixa na produção industrial foi maior que o esperado. “Com isso, a nossa estimativa de variação do PIB de -0,1% no primeiro trimestre tem um viés baixista”, admite em relatório.

O Itaú também ressalta que o fraco desempenho da produção industrial de março foi pior que o esperado. Além disso, observa que somente nove das 26 atividades econômicas subiram no mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-1-4.png

“Os primeiros indicadores coincidentes (confiança da indústria, utilização da capacidade instalada, dados semanais de comércio exterior, entre outros) sinalizam recuo de 0,5% da produção industrial em abril (variação mensal dessazonalizada). Nossa projeção para o PIB do primeiro trimestre aponta para queda de 0,2% na comparação trimestral dessazonalizada”, informa em nota os economistas do Itaú Luka Barbosa e Alexandre Gomes da Cunha.

Saiba mais: Produção industrial brasileira tem recuo de 1,3% em março, segundo IBGE

Segundo o Bradesco, a indústria continua com pouco dinamismo, destacando que o nível de produção é próximo do verificado em 2017.  “Adicionalmente, os indicadores coincidentes de abril disponíveis até o momento e a moderação do mercado de trabalho indicam que, por ora, a transição do primeiro para o segundo trimestre está ocorrendo em velocidade aquém da esperada.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Materias-3.png

Goldman Sachs

A Goldman Sachs também informou que a queda da produção industrial pode puxar o PIB do primeiro trimestre de para baixo. Segundo o banco, com o desempenho fraco no mês passado, a produção industrial chegou ao mesmo patamar de 2004. “A produção caiu em quatro dos últimos cinco trimestres”, ressalta a instituição em nota.

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião