Itália aprova plano de rede única buscando acordo com controladora da Tim

O governo italiano aprovou uma proposta de rede de banda larga única que deverá ser apresentada na semana que vem à companhia controladora da Tim (TIMP3), a Telecom Itália (TIM), segundo informaram diversos jornais nessa quinta-feira (27). As disputas pelo controle da futura rede já duram meses.

A proposta foi apresentada pelo chefe do banco CDP nessa quarta-feira (26) ao primeiro-ministro Giuseppe Conte. De acordo com os jornais, a proposta limitaria o controle da Telecom Italia sobre a futura rede, enquanto permitiria que a controladora da Tim mantivesse a maior parte do capital da rede única.

Segundo o jornal ‘La Stampa’, uma forte presença do governo seria garantido, ao passo que a TIM não poderia contar com uma maioria de membros do conselho da rede.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

O Il Sole 24 Ore, disse que a TIM teria o direito de nomear o diretor da nova rede, e o CDP teria o direito de veto e de nomear o presidente.

Cabe ressaltar que o banco é um dos maiores acionistas da Telecom Italia, além de controlar a Open Fiber em conjunto com a Enel.

Roteiro para o desenvolvimento da rede deve ser apresentado à TIM na segunda

Além disso, o jornal ‘La Repubblica’ informou que o programa para o desenvolvimento da rede deve ser apresentado na segunda-feira ao conselho da companhia.

Vale destacar que Roma, onde é a sede da companhia, pretende que  Telecom Italia e a Open Fiber, juntem seus ativos de fibra para criar uma única rede de banda larga de alta velocidade que seja aberta de forma igual à todas as operadoras.  A medida tem como objetivo diminuir a divisão digital entre a Itália com o restante do continente europeu.

Entretanto, o projeto contou com impasses relacionados a governança entre a TIM e a Open Fiber.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião