Itália anuncia déficit público acima do esperado e derruba bolsas na Europa

O governo italiano, formado pelo Movimento 5 Estrelas e pelo extrema-direita Liga, disse que o déficit público para 2019 deve ser de 2,4% do PIB, isto é três vezes mais do que o definido pela antiga gestão e 1 ponto percentual a mais do acordo firmado com a União Europeia. Vale lembrar que o teto estipulado do déficit público pela União Europeia é de 3%.

Os investidores se surpreenderam com a notícia e fugiram do Titulo de dez anos da Itália que viu o juros aumentar 0,26 ponto percentual. A bolsa de Milão fechou com desvalorização de 3,72%, puxados pelos bancos, como por exemplo, o Intensa Sanpaolo que teve queda de 8,44%.

A proposta está no Documento de Economia e Finanças, que o país elabora uma vez por ano e que define o quadro macroeconômico do italiano e também as perspectivas futuras. Entretanto, o documento ainda tem que ser aprovado pelo congresso, onde os dois partidos que fazer a coalização governista apresentam ampla maioria.

As preocupações já foram sinalizadas pela União Europeia. Pierre Moscovici, comissário europeu para Econômicos, afirmou que os termos do documento italiano estão fora dos termos acordados com o bloco e que irá negociar as medidas com o governo de Roma.

O vice primeiro-ministro italiano, Luigi Di Maio, informou que as preocupações da UE são legítimas, mas garantiu que Roma arcará com os gastos exacerbados sem prejudicar outros estados membros.

A Itália é a segunda maior devedora da União Europeia, atrás apenas da Grécia, com uma dívida de 132% do PIB. A Grécia superou a marca de 180%.

Outras bolsas europeias

As principais bolsas europeias fecharam o dia no vermelho graças a situação da Itália, pois o setor bancário foi altamente afetado.

Bolsa de Frankfurt: -1,78
Bolsa de Madrid: -1,70
Bolsa de Londres: -0,70

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião