IRB (IRBR3) anuncia medidas contra irregularidades internas encontradas

O IRB Brasil (IRBR3) anunciou, na noite da última sexta-feira (17), quais medidas tomará contra as irregularidades internas encontradas, além das que já estão em curso. O comunicado ao mercado veio em resposta a um questionamento da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sobre quais seriam os próximos passos da empresa.

A empresa informou que “considerável parte das irregularidades” apontadas pela auditoria independente, em relação aos ex-diretores, aconteceram no IRB Investimentos e Participações Imobiliárias. Os controles e procedimentos de tais operações eram separados do IRB Brasil RE.

“Além de substituir integralmente a diretoria do IRB Par, a companhia informa que iniciou um processo de integração do IRB Par em todas as áreas de back office, aos controles e gestão do IRB Brasil RE, com o objetivo de reduzir eventuais riscos futuros, por meio da referida readequação de controles internos e compliance”, diz o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A nota assinada por Wilson Toneto, Vice-Presidente Executivo de Riscos e Conformidade, e Werner Romera Süffert,  Vice-Presidente Executivo Financeiro e de Relações com Investidores, também informou que a companhia adotou processos adicionais de levantamento de dados e informações para revisão de controles internos de natureza contábil.

Isso foi possível com o suporte de especialistas externos em investigação corporativa e auditoria forense, objetivando a apuração da existência de possíveis inconsistências de informações contábeis nos balanços de 2018 e 2019.

O comunicado ressaltou que, conforme informado anteriormente, todas as irregularidades até então identificadas pela nova diretoria da empresa foram informadas ao Conselho de Administração. Os responsáveis por tais irregularidades não integram mais o IRB.

Confira: IRB Brasil (IRBR3) reapresenta balanço de 2019 com ajustes

A companhia, inclusive, disse no início deste mês que convocou uma Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária para o dia 31 de julho. Dentre os assuntos a serem discutidos, consta a “autorização para propositura de ação de responsabilidade” de ex-executivos. A companhia pretende ajuizar uma ação contra José Carlos Cardoso, antigo CEO, e Fernando Passos, ex-CFO, “pelos danos causados à companhia”.

O IRB disse que “continuará atuando na prevenção e enfrentamento a fraudes e condutas antiéticas, e tem trabalhado intensamente para disseminar a conduta de integridade e compromisso com a ética”.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião