IRB (IRBR3): agência rebaixa rating da companhia para ‘A-‘

A AM Best Rating Services informou nessa sexta-feira (29), através de um comunicado de imprensa, que cortou o rating de força financeira do IRB Brasil (IRBR3) de ‘A’ (excelente) para ‘A-‘ (excelente) e rebaixou a nota de crédito de longo prazo da companhia de ‘a’ para ‘a-‘. A agência ainda manteve o status da nota sob revisão com implicações negativas.

Apesar do rebaixamento, a agência de classificação de riscos  indica que as notas refletem a solidez do balanço patrimonial do IRB, que foi caracterizado pela AM Best como “mais forte”. Além disso, a agência considerou como forte o desempenho operacional de companhia ao passo que indicou que o perfil empresarial é neutro e gerenciamento de risco da empresa (ERM) marginal.

Em um comunicado enviado ao mercado, a companhia destacou que a revisão da nota de força financeira retrata uma visão da agência referente ao gerenciamento de risco da companhia após o “desenquadramento regulatório da Empresa em ativos que garantem as Provisões Técnicas e, consequentemente, das métricas inerentes calculadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) que resultaram em uma fiscalização especial”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Contudo, a AM Best destacou que acredita que o ressegurador possui recursos financeiros e de gerenciamento para evitar “tal violação regulatória”.

Além disso as agência citou as recentes saídas de alto nível que criaram uma incerteza adicional em relação a direção estratégica da empresa.

IRB Brasil RE demite diretor de controladoria

O IRB Brasil RE (IRBR3) demitiu na última quinta-feira (21) o contador Paulo Daniel Araújo da Rocha, diretor de controladoria da resseguradora. As informações foram publicadas originalmente pelo jornal “Valor Econômico”.

De acordo com o veículo, Rocha foi demitido por justa causa sob alegação de “fraude em contratos”. O IRB confirmou que o contador não integra mais a equip’ de funcionários, porém preferiu não comentar sobre as razões da demissão.

IRB Brasil (IRBR3) comunica renúncia de membro suplente do conselho

Atualmente, o IRB enfrenta, desde o início de março, uma investigação interna conduzida pelos escritórios de advocacia Felsberg e pela KPMG.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião