IRB Brasil (IRBR3) despenca mais de 14% na bolsa com fiscalização da Susep

Com a informação da IRB Brasil Resseguros (IRBR3) sobre instauração da fiscalização especial da Superintendência de Seguros Privados (Susep), os papéis da resseguradora abriram em forte queda na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta segunda-feira (11).

Por volta das 12h, as ações da IRB Brasil registravam queda de 14,6%, sendo negociadas a R$ 7,73. Dessa forma, a empresa lidera as maiores baixas do Ibovespa.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

O IRB Brasil comunicou ao mercado nesta segunda que recebeu ofício da Susep de fiscalização especial, devido a “insuficiência apresentada na composição dos ativos garantidores de provisões técnicas e consequentemente da liquidez regulatória”.

A resseguradora afirmou que em reunião com seu conselho de administração avaliou a questão para prover alternativas para solucionar a cobertura das provisões técnicas. “A decisão poderá ser revertida assim que as provisões se adequarem às normas vigentes, a critério da Susep”, informou o comunicado.

Segundo a empresa, tal situação decorre, em especial, “dos efeitos da variação cambial sobre as provisões da companhia em moeda estrangeira, tendo em vista o cenário causado pela covid-19. Outro fator identificado foi o aumento das provisões de sinistros a liquidar durante o primeiro quadrimestre de 2020”.

IRB Brasil decide suspender projeções financeiras para 2020

O IRB Brasil informou no dia 22 de abril, via fato relevante, que decidiu suspender suas projeções (guidance) para 2020. A decisão foi tomada pela nova diretoria executiva da empresa.

Veja Também: IRB Brasil comunica que Lazard atingiu 5,28% de participação

De acordo com o comunicado, a decisão está alinhada com as atuais condições do mercado, onde há muitas incertezas acerca dos impactos que ainda serão causados devido à pandemia de coronavírus (Covid-19).

“Destaca-se, ainda, que tais projeções dependem, substancialmente, das condições gerais da economia, das condições do nosso mercado de atuação, bem como das condições regulatórias, ficando sujeitas às mudanças em função do novo cenário”, informou a IRB Brasil.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião