Irã ameaça superar limite permitido de urânio enriquecido em 10 dias

O Irã anunciou que ultrapassará a quantidade de urânio enriquecido permitido pelo acordo nuclear. O comunicado foi feito pelo porta-voz, Behrouz Kamalvandi, nesta segunda-feira (17), e afirmou que em dez dias a quantidade ultrapassará 300 quilos.

“Hoje começou uma contagem regressiva para superar os 300 quilos de reservas de urânio enriquecido e, em 10 dias, vamos superar este limite”, disse Kamalvandi. Mas, o Irã completa afirmando ser possível se manter dentre os limites do pacto se a Europa compensa-lo rompendo com as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.

“Ainda há tempo [de salvar o acordo] se os países europeus agirem”, disse Kamalvandi. Além disso, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que “é um momento crucial, e a França ainda pode trabalhar com outros signatários do acordo e ter papel histórico em salvar o pacto em um curto período de tempo”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A relação entre os Estados Unidos e o Irã vive em um momento delicado após a acusação do país norte-americano de que o ataque aos dois navios petroleiros no Golfo de Omã, na última quinta-feira (13), foi feita pelo país do oriente médio.

Saiba Mais: Navios petroleiros são atacados no golfo de Omã, afirmam operadoras

O Japão pediu aos EUA provas eficazes que sustem a afirmação de que o Irã foi o responsável pelo ataque. “Se ter o nível necessário de especialização é considerado um argumento convincente para determinar que foi o Irã, isso também se aplicaria aos EUA e a Israel“, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês.

Urânio enriquecido

O urânio enriquecido anunciado não pode ser usado em bombas atômicas, apenas em usinas de energia. O país respeita o limite de 3,67%, mas conforme Kamalvandi, o Irã irá elevar a taxa em 0,03%. No entanto, esse aumento ainda não será o suficiente para uma arma nuclear.

“Se o Irã sente que as sanções foram restabelecidas ou não foram suspensas, tem o direito de suspender parcial ou totalmente os seus compromissos”, afirmou Kamalvandi.

Saiba Mais: Governo Jair Bolsonaro pretende construir até oito usinas nucleares

O país afirmou que cumprirá todos os pontos do acordo nuclear se a Inglaterra, França e os países pertencentes a União Europeia burlarem as sanções impostas pelos EUA. O acordo foi assinado em 2015 e tem como principal objetivo fixar limites de enriquecimento de urânio para que não seja possível o desenvolvimento de uma bomba nuclear.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Após a ameaça de aumento, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu para que os países aumentam as sanções contra o país. “Se o Irã cumprir suas ameaças, a comunidade internacional terá que implementar, imediatamente, o mecanismo previsto”, disse Netanyahu.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião