Preço do petróleo sobe 4,4% depois de ataque do Irã

Os preços do petróleo se elevaram após os ataques do Irã a bases norte-americanas no Iraque na noite da última terça-feira (7). No after market (fechamento do mercado) a commodity subiu 4,4% para US$ 65,46.

O aumento da escalada de tensão entre os Estados Unidos e Irã tem feito o preço do petróleo atingir a máxima. Na última sexta-feira (3), depois do ataque aéreo dos norte-americanos que assassinou o segundo homem mais importante do Irã, general Qassem Soleimani, a commodity encerrou em alta de 3,6%, a US$ 68,60 por barril.

Além disso, os mercados acionários reagiram negativamente aos ataques da última terça-feira. O índice Nikkei, bolsa de valores de Tóquio, caiu 2,6%, abaixo dos 23.000 pontos. Por sua vez, o indicador Dow Jones Futuro, um dos principais indicadores do mercado dos EUA, registrou queda de 330 pontos.

Bases militares dos EUA sofrem ataque do Irã

Na última terça-feira, duas bases militares dos Estados Unidos no Iraque foram atingidas por foguetes lançados pelo Irã. As informações foram dadas pela TV estatal iraniana e confirmadas pelo Pentágono em nota.

O presidente norte-americano, Donald Trump, já estaria a par do ataque feito pelo Irã e monitorando a situação. “O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional”, afirmou a Casa Branca em comunicado.

Veja também: Escalada das tensões entre Estados Unidos e Irã faz bolsas árabes desabarem

Um dos alvos do ataque é a base aérea Ain Al-Saad, localizada na província de Anbar (região ocidental do país) e que abriga tropas norte-americanas e do Iraque. Outro alvo fica na cidade de Arbil, localizada na região curda do Iraque.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A TV estatal iraniana afirmou que o Irã lançou “dezenas” de mísseis contra uma das bases, de acordo com a Associated Press. De acordo com a emissora , é a operação de vingança de Teerã, que foi chamada de “Mártir Soleimani”, em retaliação à morte do general Qassem Soleimani, assassinado na semana passada em um ataque aéreo norte-americano no Iraque.

A agência “Reuters” informou mais cedo que seis foguetes teriam explodido na base. Há relatos na imprensa de helicópteros norte-americanos na base de Ain al-Saad.

A base atingida começou a ser usada pelas forças dos EUA após a invasão do Iraque pelos norte-americanos em 2003. A ação militar americana culminou com a derrubada de Saddam Hussein do poder. O local também foi usado pelos Estados Unidos como base no combate contra o Estado Islâmico.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião