Finanças pessoais

Receita Federal deve abrir consultas ao 5° lote de restituição do IR na próxima terça

0

A Receita Federal deve abrir, na próxima terça-feira (8), consultas ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda (IR).

De acordo com a Secretaria da Receita, o pagamento do quinto lote do IR será realizado no próximo dia 15. A restituição será depositada na conta bancária indicada pelo contribuinte, e ficará disponível no banco durante um ano.

A Receita libera a consulta ao lote uma semana antes do pagamento, no entanto, a data ainda não foi confirmada pela instituição. Esta etapa é para conferir se o pagamento está agendado.

Confira Também: Reforma tributária não tem nada a ver com Imposto de Renda, segundo Maia

A lista com a identificação dos nomes deverá estar  da Receita Federal na terça. Além disso, a consulta também pode ser feita através do telefone, pelo número 146. Ademais, existem aplicativos que permitem o acompanhamento das restituições.

Inconsistência no IR

Quando há inconsistências na declaração do IRPF, a pessoa cai na malha fina. Com isso, é necessário ficar atento após o envio da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal para acompanhar a situação da documentação e saber se não caiu na ‘malha fina’.

No entanto, cair na malha fina não significa necessariamente que o contribuinte deverá pagar multa. Há possibilidade de entregar a uma segunda declaração para corrigir os erros enviados.

Como identificar se caiu na malha fina

De acordo com a Receita Federal existem algumas razões que levam as declarações à malha fina. Veja os erros mais comuns:

  • Omissão de rendimentos do titular e seus dependentes;
  • Dedução indevida de despesas com previdência oficial ou privada;
  • Valores incompatíveis de despesas médicas;
  • Informações declaradas divergentes da fonte pagadora (não comprovação do Imposto de Renda retido na fonte da empresa, inclusive ausência de DIRF);
  • Omissão de rendimentos de aluguéis;
  • Pensão alimentícia com indícios de falsidade.

Mas é possível fazer a consulta por conta própria no site da Receita Federal. Basta acessar o extrato do IR no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), que aparece na tela inicial em fundo azul.

Compartilhe a sua opinião

Poliana Santos
Poliana Santos escreve sobre economia e política para o portal Suno Notícias. Antes, colaborou na Rádio Gazeta AM, onde era responsável pela produção do programa Bom Dia Gazeta. É estudante da Faculdade Cásper Líbero.