Plano de IPO da Saudi Aramco permanece, diz governo saudita

O plano de abertura de capital (IPO) da maior petrolífera do mundo, Saudi Aramco, permanece como foi desenhado. As autoridades sauditas avaliam que a petroleira continua sendo uma boa aposta.

O ministro da Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, salientou que a Saudi Aramco “saiu como uma fênix das cinzas” após os ataques ocorridos no último sábado (14). Além disso, o chefe-executivo, Amin Nasser, assegurou aos investidores que a companhia continuava a “mais confiável do mundo”.

Trata-se de uma tentativa de demonstrar aos possíveis investidores de que a petrolífera permanece sendo uma boa aposta.

Devido aos ataques, o IPO teve de ser adiado, mas as autoridades sauditas reiteram que as estimativas de arrecadação de aproximadamente US$ 2 trilhões continua. “O governo preferia adiar do que aceitar um grande impacto no valor”, informou as autoridades.

Assessores e executivos de banco de investimento foram instruídos a seguirem com as reuniões e encontros com representantes da empresa. “Há muito ainda que ainda pode acontecer, mas ainda estamos indo com força total à frente”, disse um executivo.

Saudi Aramco contrata 9 bancos para maior IPO da história

A Saudi Aramco contratou nove bancos para realizar seu IPO. Especialistas e fontes próximas a operação estimam que essa possa ser a maior oferta inicial de ações da história.

Confira Também: Petrobras registra alta na bolsa após preço do petróleo atingir marca histórica

De acordo com as fontes, a Aramco irá contar com os seguintes bancos em seu IPO:

  • JPMorgan;
  • Morgan Stanley;
  • National Commercial Bank (Saudita);
  • Bank of America Merril Lynch;
  • Goldman Sachs;
  • Credit Suisse;
  • Citi;
  • HSBC;
  • Samba.

Bancos dos EUA, Europa e Ásia, fizeram diversas apresentações no início do mês na sede da petroleira Aramco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Na última terça-feira (10), o CEO Amin Nasser falou que a abertura de capital da maior petrolífera do mundo, Saudi Aramco, seria “muito em breve”.

“O que sempre dissemos é que a Saudi Aramco está preparada para entrar em bolsa assim que os acionistas tomarem essa decisão, e, como ouviram, isto deve ocorrer muito em breve, por isso estamos preparados”, disse Nasser.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião