Ipea: Investimentos subiram 1,1% entre fevereiro e março

Os investimentos voltaram a subir em março, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados nesta terça-feira (7).

Segundo o Ipea, a alta foi de 1,1% em relação ao mês anterior. Além disso, durante o primeiro trimestre, os investimentos subiram 0,6%. Já na comparação anual, a alta foi de 1,6%.

De acordo com a pesquisa, o consumo de máquinas e equipamentos (produção doméstica menos exportações, mais importações), que havia crescido 2,1% no mês, influenciou nos resultados. No entanto, essa foi a terceira alta consecutiva desse setor.

Junto ao consumo de máquinas, a produção interna de bens de capital registrou uma alta 1,8%, enquanto a importação desses bens teve alta de 7,4% no mesmo período.

Na construção civil, influenciou negativamente, fazendo com que o índice recuasse 1,8% entre fevereiro e março. Além disso, outros ativos fixos tiveram queda de 0,5%.

Saiba mais: Ipea diminui projeção de crescimento da economia brasileira em 2019

Ipea e a economia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) havia em março deste ano diminuído a projeção de crescimento para a economia brasileira de 2,7% para 2%. Em 2020, a projeção é de crescimento de 3%.

Com o resultado, as expectativas do Ipea ficam mais alinhadas com outros indicadores, como o Boletim Focus, do Banco Central (BC), que estima um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

O cenário traçado pelo instituto considera a aprovação da reforma da Previdência. Sem a medida, o Brasil pode entrar em uma recessão no médio prazo e em condições piores que os últimos ciclos recessivos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Sem a reforma da Previdência, obviamente, o cenário é bastante pessimista, porque a gente tem um problema fiscal que não é possível de ser resolvido com medidas de curto prazo”, disse o diretor de Macroeconomia do Ipea, José Ronaldo Souza Jr.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião