Investimento externo direto cai 41%; reforma tributária nos EUA é a principal causa

Segundo os dados preliminares da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o investimento direto global caiu 41% e chegou ao menor nível desde 2005.

O montante que não ultrapassou  US$ 470 bilhões, foi em partes menor do que nos últimos anos pelo fato da reforma tributária feita pelo presidente norte-americano, Donald Trump. A mudança resultou em um repasse menor das empresas dos Estados Unidos de 23%, sendo que estas repartiram US$  217 bilhões para subsidiárias do exterior

Entra na categoria de investimento estratégico direto as aquisições corporativas de empresas estrangeiras, investimentos em startups estrangeiras e também empréstimos. O indicador é um forte instrumento para medir o índice de globalização e do crescimento das cadeias globais de valor.

Mas o índice também pode regredir, caso as empresas multinacionais deixem de participar de projetos externos e repassem o dinheiro destas ações para a filial. Estes movimentos ajudam a corroer as cadeiras de abastecimento global, um índice importante para o comércio internacional. Índice que apresentou altas até 2011, mas está estagnado desde então.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião