Juan Guaidó não descarta intervenção militar dos EUA na Venezuela

O autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, afirma estar avaliando todas as opções possíveis para tirar o ditador Nicolás Maduro do poder. Guaidó não descarta a opção de uma intervenção militar dos Estados Unidos.

Quando questionado em entrevista exclusiva pela “BBC” sobre querer ver soldados americanos na Venezuela, Guaidó afirmou: “o que eu quero ver é liberdade, democracia, dirigir nosso esforço para alcançar. E se isso implica ter que pedir cooperação internacional, vamos avaliar responsavelmente.”

Além disso, ele afirma que com a posição decisiva do presidente dos EUA, Donald Trump, o Parlamento nacional poderá usar a cooperação internacional a nível militar para ajuda humanitária e nas aéreas que determinarem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Guaidó não se sente vencido

Juan Guaidó não se sente derrotado, pelo contrário, ele afirma que vai “insistir no caminho do que é justo, para exercer nossos direitos e poderes”. Além disso, afirmou que as estratégias para este ano estão ainda mais claras para acabar com a usurpação.

Saiba Mais: Venezuela: novas manifestações e os EUA podem fazer intervenção

O opositor do governo de Maduro tem consciência de que é necessário que mais militares e parlamentares aderem a Operação Liberdade. “Sabemos que estamos enfrentando uma ditadura, que tem sido muito dura, e gostaríamos de ver não só neste fim de semana, como também hoje, a transição na Venezuela.”

Expectativa da saída de Nicolás Maduro

Na perspectiva de Guaidó, a medida que o movimento vai ganhando forças, a governabilidade de Maduro fica cada vez mais fraca. De acordo com o presidente interino, isso deve ao próprio ditador, pois ele não se encontra mais capaz de oferecer suprimentos básicos a Venezuela.

Para Juan Guaidó a saída de Maduro está cada vez mais perto. “Esperamos que não demore muito mais, porque já sacrificamos muito como sociedade, mas estamos firmes e dispostos a avançar até conseguirmos a transição.”

Saiba Mais: Crise na Venezuela repercute na cotação do preço do petróleo no mercado

Além dos Estados Unidos, Juan Guaidó tem reconhecimento como presidente da Venezuela por mais de 20 países.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião