Balanços da semana

644 instituições estão aptas a iniciar cadastro de chaves PIX, segundo BC

O Banco Central (BC) informou em nota, nessa sexta-feira (2), que 644 instituições estão aptas para entrar em produção no PIX e participar da etapa antecipada do cadastro das chaves.

O número foi divulgado após a autoridade monetária atualizar a lista de instituições que já estão prontas para iniciar o cadastro de chaves PIX na próxima segunda-feira (5).

“Até o momento, 644 instituições já estão prontas para iniciar de forma segura o cadastro das chaves na próxima semana. O número vem crescendo de forma contínua, o que demonstra o forte engajamento e compromisso do mercado para o sucesso e adoção do PIX como meio de pagamento”, apontou o BC.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Contudo, até o começo da noite de ontem, a autarquia havia publicado o aval para apenas 11 instituições começarem a operar o novo sistema de pagamentos instantâneos no Brasil, de acordo com o ‘Broadcast’.

Essa etapa que vai de 5 de outubro a 2 de novembro, é opcional a todas as instituições em adesão e condicionada à aprovação nas etapas cadastral e homologatória.

Além disso, o Banco Central salientou que 25 das 35 instituições enquadradas no critério de obrigatoriedade para participação no PIX estão aptas.

Vale destacar que o prazo para conseguir permissão para participar da primeira fase de cadastramento das chaves dos usuários do PIX termina nessa sexta-feira.

PIX será gratuito para empreendedores individuais

Segundo o BC, o PIX, novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, será gratuito para empreendedores individuais. A gratuidade também é estendida às famílias, segundo a resolução publicada pela autoridade monetária central na última quinta-feira (1).

Com isso, bancos e instituições de pagamento que aderirem ao PIX não poderão cobrar tarifas para pessoas físicas e Micro Empreendedores Individuais (MEIs) para a remessa e recebimentos de recursos em transferências, além do pagamento de compras.

Os termos do BC, entretanto, deixam em aberto a possibilidade de cobrança de tarifas na plataforma quando ele for utlizado por empresas para a transferência de valores, tanto pelo lado do cliente pagador quanto ao recebedor. Todavia, algumas instituições já anunciaram que também não cobrarão tarifas de pessoas jurídicas, como a fintech Nubank.

O PIX deve entrar em funcionamento no dia 16 de novembro. O BC estima mudar a forma com que as pessoas realizam o pagamento de contas e fazem compras, eliminando a necessidade de dinheiro ou cartão. A plataforma trará vantagens como usar o número de celular, por exemplo, para fazer uma transferência sem precisar recorrer a todas as informações exigidas atualmente para a realização de uma remessa de recursos. Também será possível sacar dinheiro em uma loja sem precisar ir ao caixa eletrônico.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião