Balanços da semana

Inflação fica em 0,19% em julho, segundo IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,19% em julho. A inflação oficial do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi divulgada nesta quinta-feira (8).

Com o resultado da pesquisa, o índice apresenta uma alta na inflação de 2,42% ao ano. Em 12 meses, o número recuou para 3,22%, sendo assim, 0,15% abaixo do registrado em junho. A alta acumulada em 2019 segue abaixo da meta de 4,25% definida pelo governo para este ano. A inflação sob controle pode impulsionar um novo corte na taxa básica de juros.

Saiba mais: Banco Central indica possibilidade de novo corte na taxa Selic

O IBGE calcula a inflação oficial baseando-se na cesta de consumo das famílias de dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Aracaju, Brasília, Campo Grande, Rio Branco e São Luiz, com renda de até 40 salários mínimos.

Inflação dentro da meta e expectativa

A meta de inflação definida pelo governo federal neste ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância varia entre 1,5% para cima ou para baixo.

A meta é pré-determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O Banco Central pode elevar ou reduzir a taxa básica de juros da economia (Selic) para poder atingi-la. A Selic foi reduzida na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo os analistas das instituições financeiras, a projeção para o ano é uma inflação abaixo da meta do governo, com uma taxa de aproximadamente 3,80% em 2019.

Ampliação do aumento dos preços

Levando em consideração os serviços e produtos que compõem o IPCA em julho, a inflação se espalhou em menor grau.

O Índice de Difusão, que mede a proporção de atividades e bens que tiveram seus preços aumentados, registrou o número de 47% após alcançar 50,4% em junho. É o menor percentual desde novembro de 2017, quando a taxa chegou a 46,4%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A inflação é o aumento do preço de bens e serviços, e impacta no poder de compra do consumidor.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião