IPC-S: Puxado pelo setor de Transporte, inflação tem alta em março

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) ficou em 0,65% em março, superior aos 0,35% apontados em fevereiro. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (1).

A alta entre o segundo e o terceiro mês do ano, aconteceu por conta do setor de transporte, que teve uma inflação de 1,22% em março, depois de uma deflação de 0,01% em fevereiro.

Além disso, os gastos com alimentação também contribuíram com o aumento do IPC-S entre fevereiro e março. A inflação passou de 0,94% para 1,1% no período.

Saiba mais: IGP-M: ‘Inflação do aluguel’ acelera de fevereiro para março, diz FGV

Outros setores em alta foram o de vestuário, que passou de -0,13% em fevereiro para 0,5% em março. O de educação, leitura e recreação saiu da deflação de 0,65% em fevereiro para uma alta de 0,02% em março. Já o grupo de comunicação passou de 0% para 0,19% no período.

Em contrapartida, três grupo tiveram queda na taxa entre fevereiro e março. São eles:

  • Habitação – passou de 0,44% para 0,36%;
  • Saúde e cuidados pessoais – passou de 0,5% para 0,37%;
  • Despesas diversas – passou de 0,1% para -0,04%.

IPCA segundo o Boletim Focus

Por sua vez, a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2019 permaneceu estável em 3,89%.

Esse resultado continua abaixo da meta de inflação fixada para pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano, de 4,25%. A meta tem uma tolerância de 1,5 ponto percentual, podendo ir de 2,75% até 5,75%.

Saiba mais: Boletim Focus: crescimento do PIB cai para menos de 2% 

Para 2020, a previsão do mercado financeiro para o IPCA continua em 4%. Um resultado alinhado com a meta fixada pelo BC, também de 4%.

O IPCA é o indicador oficial da inflação no Brasil, e é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mensalmente. Há ainda o IPCA-15, a prévia mensal do indicador.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião