IGP-M apresenta inflação de 0,68% na primeira prévia de outubro, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), divulgado nesta quinta-feira (10) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve uma inflação de 0,68%. A primeira prévia de outubro se contrapõe à mesma pesquisa do início do mês passado, quando foi vista uma deflação de 0,60%.

Com este resultado, a inflação acumulada do IGP-M neste ano está em 4,8%, e 3,16% em 12 meses.

A elevação da taxa na mudança de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado, calculado pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA). Esse segmento teve uma inflação de 1,02% em outubro, frente a uma deflação de 0,95% em setembro.

Saiba mais: IPCA cai -0,04% em setembro e atinge mínima desde 1998

O Índice de Preços ao Consumidor, que realiza a pesquisa no varejo, teve uma queda de preços menos intensa em outubro (-0,01%), do que a reportada no mês anterior (-0,09%).

No entanto, o Índice Nacional de Custo da Construção caiu de 0,50% em setembro para 0,11% neste mês.

Preços dos imóveis crescem abaixo da inflação

A pesquisa Fipezap, divulgada na última quarta-feira (9), demonstra que os preços dos imóveis caíram 0,15%. O preço médio das residências finalizou o mês de setembro em queda, em comparação com o mês anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Já os preços acumulados dos imóveis em 2019, de janeiro a setembro, seguem com avanços menores que a inflação. No mesmo período do ano passado, a queda havia sido um pouco menor, de 0,03%.

Em agosto deste ano, o aumento foi de 0,06%. A pesquisa leva em consideração os valores dos anúncios de vendas de casas ou apartamentos.

Confira: Concessões de infraestrutura só terão impacto no PIB em 2021, diz Itaú

Na apuração de agosto para setembro, foi encontrada uma queda de 0,15% do preço médio das residências. Baseando-se na inflação de 0,05% para o mesmo período prevista pelo Boletim Focus, do Banco Central (BC), a variação representa uma diminuição de 0,2% nos preços em termos reais.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião