Grana na conta

Inflação da zona do euro desacelera 0,3% em abril, a menor em 4 anos

A inflação anual da zona do euro subiu 0,3% em abril, trata-se do nível mais baixo em quatro anos. Esse valor representa uma desaceleração quando comparado com o aumento de 0,7%, em março. Os dados foram divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, na última quarta-feira (20).

A agência estimava uma alta de 0,4% dos preços do consumidor da zona do euro, assim como os analistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”. A inflação demonstrou a tendência de desaceleração desde o início do ano em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

A inflação de abril foi provocada por uma queda nos preços de energia, que caíram 9,7% no mês em comparação com o mesmo período no ano anterior.  Além disso, a guerra de preços do petróleo entre a Rússia e Arábia Saudita também influenciaram.

PIB da zona do euro recua 3,8% no 1T20, pior resultado desde 1995

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caiu 3,8% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2019. Segundo Eurostat , esse é a pior retração da economia da Europa em relação a um trimestre anterior desde 1995.

O PIB da zona do euro está sendo fortemente impactada pela pandemia do novo coronavírus. O dado anualizado demonstra uma forte queda de 14,4% nesta base de comparação. Especialistas ouvidos pela plataforma financeira FactSet esperavam uma queda menor, de 3%. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a economia da zona do euro caiu 3,3%.

Além disso, a Eurostat também disse que o desemprego do bloco subiu para 7,4% no último mês, ante 7,3% em fevereiro. Há um ano, a taxa era de 6,6%. A inflação, por sua vez, caiu 0,4% neste mês após ter subido 0,7% em março.

Veja Também: Coronavírus: atividade de serviços na zona do euro cai à mínima histórica

O Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da zona do euro caiu para 26,4 pontos em março, o mínimo da série histórica, impactado pelo avanço do coronavírus. As informações foram divulgadas pelo IHS Markit no início deste mês.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião