Indústrias brasileiras recebem mais, mas pagam menos aos funcionários, afirma CNI

As horas trabalhadas na produção, do mesmo modo que o faturamento das indústrias, cresceram no mês de agosto. Entretanto tempo de permanência no serviço e massa salarial tiveram queda.

Os resultados são da CNI – Indicadores Industriais pela Confederação Nacional da Indústria. “ Os indicadores Industriais de agosto mostram a fragilidade do mercado de trabalho e um comportamento oscilante da atividade, que prejudicam a retomada de uma trajetória de recuperação mais duradoura e consistente, avalia a entidade.

No mês passado, o faturamento real das indústrias apresentou crescimento de 2,4% ante julho e 5,5% em relação aos sete primeiros meses do ano. Do mesmo modo, que as horas trabalhadas também apresentaram avanços: 1% de julho para agosto e 0,8% na parcial anual.

Enquanto as indústrias faturam mais e aumentam o seu nível de atividade, as empresas também estão pagando menos. A CNI informou que a massa salarial caiu 0,8% de agosto ante julho e 1,4% em relação aos oito primeiros meses do ano.

O rendimento médio do trabalhador também caiu; cerca de 0,4% em relação há dois meses atrás (última data indicada) e 1,8% em base anual. Segundo a CNI, está é a quinta queda consecutiva apresentada neste indicador.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião