Indústria: produtividade tem queda de 0,1% no 1º tri do ano, diz CNI

A produtividade do trabalho na indústria se manteve praticamente estável no primeiro trimestre de 2019. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve uma queda de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

O valor é calculado com base nas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e CNI. Para se chegar ao resultado de produtividade da indústria, a entidade utilizou o volume produzido dividido pelas horas trabalhadas.

Saiba mais: Confiança dos empresários e da indústria caem em maio, diz FGV

Apesar da queda, o volume produzido na indústria teve elevação de 0,1% no primeiro trimestre desde ano. Já as horas trabalhadas obteve elevação de 0,2%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1.jpg

“Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, entretanto, a produtividade do trabalho na indústria de transformação apresentou queda de 1,5%”, acrescentou a CNI. Além disso, o volume produzido pela indústria teve queda de 1,4%. Por outro lado, as horas trabalhadas subiram 0,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Saiba mais: Confiança da Indústria recua em maio, aponta prévia da FGV

Segundo a avaliação da economista da CNI Maria Carolina Marque, os setores precisam empregar melhorias na gestão e incorporar novas tecnologias para garantir longos períodos de produtividade. “Para mudar o quadro, é preciso que haja melhora na economia”, diz a economista em nota divulgada pela CNI. Marques acrescentou ainda que a produtividade da indústria está crescendo, mas em ritmo lento.

Setores analisados

A CNI também trouxe comparações com anos anteriores. De acordo com a entidade, o setor de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis obteve ganhos elevados de produtividade de 2011 a 2016. Porém, nos últimos anos sofreu uma estagnação.

Saiba mais: Goldman Sachs: indústria eleva risco de PIB negativo no 1º tri

Outro setores que também obtiveram ganhos foram o papel e celulose, com aumento médio anual de 2,5% entre 2008 e 2018, produtos diversos, elevação de 2,4% e veículos automotores (2,1%).

No sentido contrário, os setores que mais apresentaram queda foram:

  • farmacêuticos (-1,3%);
  • couros e calçados (-1,3%);
  • produtos de borracha e de material plástico (-0,9%);

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/05/Grana-banner-Suno-Dkp-1420x240-1.png

Queda da participação da indústria de transformação no PIB

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação da indústria caiu de 11% para 10% em comparação com o primeiro trimestre de 2018. Esse é o menor nível da indústria manufatureira na participação do PIB desde o início da implantação da metodologia, ocorrida em 1995.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião