Índices futuros de NY operam em alta à espera de uma vacina

Os índices futuros de Nova York operam no azul na manhã desta segunda-feira (18), a exemplo das bolsas europeias que operam de forma positiva após a abertura do mercado, além das bolsas asiáticas que fecharam em alta.

Por volta das 7h55, os índices norte-americanos operavam de forma positiva após fechar a última semana levemente em baixa. Dow Jones apresentava uma alta de 1,62%, a 23.897,0 pontos. O S&P 500 futuro subia cerca de 1,55%. Por sua vez, a Nasdaq operava com um avanço de 1,31%, a 9.216,62 pontos.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou no último domingo (17) que uma recuperação total da economia dos Estados Unidos depende, principalmente, da volta da confiança da população. Dessa forma, para que isso aconteça, uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) deveria ser anunciada.

Na última semana, porém, o laboratório norte-americano Sorrento Therapeutics (NASDAQ: SRNE) anunciou que um anticorpo desenvolvido pela companhia foi capaz de evitar a contaminação de células pela doença que assola o planeta.

“Queremos enfatizar que existe uma cura. Existe uma solução que funciona 100%”, disse Henry Ji, referindo-se ao anticorpo STI-1499, desenvolvido por sua empresa. Após o anúncio, as ações do laboratório subiram 158% em apenas um dia.

O chairman do Fed também afirmou que uma recuperação gradual da economia dos EUA deverá se estender até o final do ano que vem. “A economia se recuperará. Pode demorar um pouco, pode estender-se até o final do próximo ano. Realmente não sabemos”.

Na Europa, por volta das 8h, os índices também operam em alta nesta segunda-feira. O FTSE 100, no Reino Unido, operava com um avanço de 2,36%, e o CAC 40, na França, subia 2,15%. O FTSE MIB, bolsa italiana, apresentava um valorização de 1,19%.

Já o DAX 30, na Alemanha, país da maior economia da Europa, apresentava uma alta de 2,81%. O Euro Stoxx 50, maior índice acionário da zona do euro, subia 2,20%.

As bolsas asiáticas, de forma similar, fecharam as negociações em valorização generalizada. Na China, o principal índice das ações das bolsas, o SSE Composite, de Xangai, terminou o pregão com uma leve alta de 0,24%, a 2.875,42 pontos.

A bolsa do Japão, Nikkei 225 encerrou o pregão com um avanço de 0,48%. A bolsa de Hong Kong registrou +0,58%. Já KOSPI, da bolsa da Coreia do Sul, encerrou as negociações com uma alta de 0,51%.

Confira: Preços do petróleo disparam com retomada da demanda

O petróleo WTI subia 9,04%, sendo negociado a US$ 32,19 o barril. Por sua vez, o petróleo Brent avançava 6,55%, a US$ 34,60 o barril. Os preços da commodity operam em alta devido à expectativa de recuperação da demanda.

A apreensão pelo avanço da pandemia que impacta o planeta mantém os investidores atentos, que procuram investimentos livres de risco ou menos arriscados, como os títulos públicos norte-americanos e o dólar. Neste ano, a moeda estadunidense apresenta forte valorização frente às moedas emergentes, o que se reflete nos índices futuros mundiais.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião