Ásia fecha em alta e índices futuros de NY operam no azul

Os índices futuros de Nova York operam em alta nesta segunda-feira (27). Da mesma forma, as bolsas asiáticas fecharam em alta e os índices europeus, após a abertura do pregão nesta manhã, operam no azul.

Por volta das 8h35, os índices norte-americanos operavam de forma positiva após fecharem a última semana em alta. Dow Jones de forma estável subindo 0,90%, a 23.870,5 pontos. O S&P 500 futuro subia cerca de 0,89%. Por sua vez, a Nasdaq operava com uma alta de 1,21%, chegando a 8.875,88 pontos.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na última quinta-feira (23), o Departamento de Trabalho norte-americano anunciou que o número de solicitações para o seguro-desemprego na semana encerrada em 18 de abril foi de 4,42 milhões.

O pedido deste tipo de auxílio disparou nas últimas semanas, em razão do impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Essa é a primeira vez em cinco semanas que o número de pedidos de seguro-desemprego está abaixo dos cinco milhões.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou na última quarta-feira (22) durante uma entrevista à Fox Business, que até o final de agosto, grande parte da atividade econômica do país será retomada. O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos EUA, no entanto, já entende que o país está em recessão.

Na Europa, os índices operam também operam em alta nesta segunda-feira. Por volta das 8h45, o FTSE 100, no Reino Unido, operava em alta de 1,68%, e o CAC 40, na França, subia 1,98%. O FTSE MIB, bolsa italiana, apresentava uma valorização de 2,74%.

Já o DAX 30, na Alemanha, país da maior economia da Europa, avançava 2,55%. O Euro Stoxx 50, maior índice acionário da zona do euro, apresentava uma alta de 2,27%.

As bolsas asiáticas, de forma similar, também fecharam as negociações de forma positiva. Na China, o principal índice das ações das bolsas, o SSE Composite, de Xangai, terminou o dia com uma alta de 0,25%.

A bolsa do Japão, Nikkei 225, subiu 2,71%. A bolsa de Hong Kong registrou +1,88%. Já KOSPI, da bolsa da Coreia do Sul, encerrou o pregão com uma alta de 1,79%, a 1.922,77 pontos.

O petróleo WTI recuava 19,13%, sendo negociado a US$ 13,68 o barril. Na última semana, a cotação do WTI nos contratos futuros com vencimento em maio chegou a despencar mais de 100% e operou, pela primeira vez na história, com uma cotação negativa. Por sua vez, o petróleo Brent caía 5,44%, a US$ 13,68 o barril.

A tensão pelo avanço da pandemia que impacta o planeta mantém os investidores atentos, que procuram ativos livres de risco ou menos arriscados, como os títulos públicos norte-americanos e o dólar. A moeda estadunidense apresenta forte valorização frente às moedas emergentes, o que se reflete nos índices futuros mundiais.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião