Índices futuros de NY operam em queda nesta sexta-feira

O mercado internacional opera em campo distinto nesta sexta-feira (20). Os índices futuros de Nova York apresentam queda e o mercado asiático encerrou em baixa, enquanto as bolsas da Europa operam de forma mista.

Por volta das 7h30, os índices norte-americanos apresentavam desvalorização em seus indicadores. O futuro Dow Jones tinha queda de 0,34% e o S&P 500 futuro tinha baixa de 0,32%. Por sua vez, a Nasdaq operava a -0,48%.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

O mercado acionário está atento a escalada de tensão entre os Estados Unidos e a China. Na última quarta-feira (20), o presidente Donald Trump usou sua conta no Twitter para acusar, mais uma vez, a China pela pandemia, em mais uma escalada nas tensões entre as duas maiores potências do planeta.

Segundo Trump, “o massacre em todo o mundo” foi culpa da “incompetência” chinesa. O mandatário salientou em sua publicação que “alguns malucos na China acabaram de divulgar uma declaração culpando todo mundo, exceto a China, pelo vírus, que já matou centenas de milhares de pessoas”.

Além disso, os EUA anunciaram que realizaram um exercício militar de 32 horas com quatro bombardeios supersônico sobre o mar do Sul da China.

Na Europa, os índices das bolsas operam de forma mista. A Alemanha apresenta uma queda de 0,50% e a França cai 0,26%. Na Itália registrava queda de 0,60%.

O mercado asiático encerrou também em queda. A bolsa do Japão caiu 0,80%. Por sua vez, o principal Índice da bolsa da China, Xangai, encerrou o dia em queda de 1,89%.  Hong Kong fechou o pregão com -5,56%.

O Petróleo WTI caía 5,60%, sendo negociado a US$ 32,02 o barril. Por sua vez, o Petróleo Brent registrava queda de 4,33%, a US$ 34,50 o barril.

O medo do avanço da pandemia que assola o mundo preocupa os investidores, que procuram ativos livres de risco ou menos arriscados, como os títulos públicos norte-americanos e o dólar. A moeda estadunidense apresenta forte valorização frente às moedas emergentes, o que se reflete nos índices futuros mundiais.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião