Índices futuros de NY e bolsas europeias operam em alta

O mercado internacional opera em campo positivo nesta sexta-feira (15). Os índices futuros de Nova York apresentam alta, assim como se encerrou o mercado asiático e operam as bolsas da Europa.

Por volta das 7h40, os índices norte-americanos apresentavam valorização em seus indicadores. O futuro Dow Jones subia 0,18% e o S&P 500 futuro tinha alta de 0,15%. Por sua vez, a Nasdaq operava a +0,40%.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

O presidente do banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed), Jerome Powell, disse que os EUA podem enfrentar um “período prolongado” de crescimento fraco e renda estagnada.

No primeiro trimestre deste ano, a economia dos EUA encolheu a uma taxa anualizada de 4,8%. Trata-se da maior queda trimestral desde de 2008.

Na Europa, os índices das bolsas operam em alta. A Alemanha apresenta uma alta de 1,89% e a França de 1,01%. No Reino Unido subia 1,25%. Na Itália registrava alta de 0,90%.

O mercado internacional está atento a uma possível segunda onda do novo coronavírus (covid-19), com novos casos de contágios na China.

O mercado asiático encerrou majoritariamente em alta nesta sexta. A bolsa do Japão subiu 0,62%. Por sua vez, o principal Índice da bolsa da China, Xangai, encerrou o dia em queda de 0,07%. A Coreia do Sul valorizou 0,12%, e Hong Kong fechou o pregão com -0,14%.

A produção industrial da China aumentou 3,9% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior, melhorando em relação à queda de 1,1% em março, informou o Escritório Nacional de Estatística nesta sexta-feira. Os economistas, consultados pelo “The Wall Street Journal”, estimavam alta de 1%.

O Petróleo WTI subia 1,92%, sendo negociado a US$ 28,09 o barril. Por sua vez, o Petróleo Brent registrava alta de 2,18%, a US$ 31,91 o barril.

O medo do avanço da pandemia que assola o mundo preocupa os investidores, que procuram ativos livres de risco ou menos arriscados, como os títulos públicos norte-americanos e o dólar. A moeda estadunidense apresenta forte valorização frente às moedas emergentes, o que se reflete nos índices futuros mundiais.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião