Índices futuros operam em alta; Dow Jones sobe 0,69%

O mercado internacional opera em campo positivo nesta terça-feira (02). Os índices futuros de Nova York apresentam alta assim como as bolsas da Europa e o mercado asiático.

Por volta das 7h40, os índices norte-americanos apresentavam valorização em seus indicadores. O futuro Dow Jones tinha alta de 0,69% e o S&P 500 futuro subia a 0,58%. Por sua vez, a Nasdaq operava a +0,60%.

O mercado acionário está atento as manifestações contra o racismo nos Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na última segunda-feira (1), que pode mobilizar militares para “acabar com protestos” que vê tomando conta do país.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

“Estou mobilizando milhares e milhares de soldados fortemente armados”. As manifestações iniciaram após a morte do ex-segurança George Floyd. Ao menos cinco pessoas morreram.

Na Europa, os índices das bolsas operam em alta. O Reino Unido subia a 0,91%. A Alemanha apresenta uma valorização de 0,83% e a França subia 2,10%. A Itália registrava alta de 1,34%.

Os países europeus monitoram a reabertura gradual das economias. A partir da próxima quarta-feira (3), a Itália iniciará uma nova fase de reabertura. Entre as medidas serão permitidas viagens para outros países membros da União Europeia.

A França segmentou o país em áreas verdes e vermelhas. Os locais verdes apresentam baixo contágio e as atividades podem ser retomadas gradual. Áreas vermelhas devem permanecer com restrições. Portugal, Espanha e Reino Unido também anunciaram medidas de reabertura.

Por sua vez, o mercado asiático encerrou em alta. O principal índice da China, CSI 300, fechou estável a 0,00%. No Japão a bolsa valorizou 1,80% e Hong Kong encerrou o pregão com 2,47%.

O mercado acionário está atento a escalada de tensão entre as duas maiores economias do mundo.  O governo da China ordenou, na última segunda,  que as empresas agrícolas estatais interrompessem a compra de alguns produtos norte-americanos enquanto Pequim avalia as tensões com os Estados Unidos sobre Hong Kong.

Além disso, compradores chineses cancelaram encomendas de carne suína dos EUA. A suspensão é um sinal de que o acordo comercial entre as duas maiores potencias está em risco. No mês passado, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, reiterou a promessa de implementar o acordo assinado em janeiro, porém, as tensões continuaram a aumentar desde então.

O Petróleo WTI caía 0,93%, sendo negociado a US$ 36,37 o barril. Por sua vez, o Petróleo Brent registrava queda de 1,02%, a US$ 39,34 o barril.

O medo do avanço da pandemia que assola o mundo preocupa os investidores, que procuram ativos livres de risco ou menos arriscados, como os títulos públicos norte-americanos e o dólar. A moeda estadunidense apresenta forte valorização frente às moedas emergentes, o que se reflete nos índices futuros mundiais.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião