Índice de preços ao consumidor nos EUA caem 0,1% em maio

O Instituto de Estatística dos EUA informou nesta quarta-feira (10) que o índice de preços ao consumidor (CPI) caiu 0,1% em maio, registrando o terceiro mês consecutivo de deflação no país. O dado foi divulgado enquanto a pandemia do coronavírus (covid-19) mantém compradores e viajantes em casa.

No entanto, os americanos viram os custos de compras, aluguel e gastos médicos aumentarem no último mês. Isso levou o índice de preços ao consumidor dos EUA a ter uma queda menor em maio quando comparado com a contração de 0,8% em abril e a de 0,4% em março.

Na comparação anual, o índice de preços ao consumidor subiu 0,1% desde maio de 2019. Trata-se da menor inflação anual desde setembro de 2015.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Apesar disso, alguns setores da economia registraram ganhos acima da média. Os custos relacionados a supermercados aumentaram à medida que os compradores preparavam mais refeições em casa durante a pandemia. O preço dos alimentos comprados para consumo doméstico subiu 1% em maio, após um aumento de 2,6% em abril.

A opinião de especialistas nos EUA

Economistas entrevistados pelo jornal Wall Street Journal disseram que o pior do impacto da inflação relacionado ao coronavírus deve ter acabado, com a reabertura dos estados e a demanda de compras retornando.

“O grupo restrito de categorias que realmente está levando à fraqueza nos últimos meses foram lugares onde as atividades não estavam acontecendo”, como tarifas aéreas, roupas, seguros de carro e hotéis, disse Stephen Stanley, economista-chefe da Amherst Pierpont Securities.

Saiba mais: Coronavírus: desemprego nos EUA cai em maio e surpreende mercado

De acordo com o presidente do Banco Central dos EUA (Fed), Jerome Powell, a maior preocupação atualmente é com a deflação no país. “Vemos os preços caindo. Isso porque, em muitos setores da economia, as pessoas estão cortando gastos. Então você verá dados de inflação fracos por um tempo”, disse em uma live com professores da Princeton University.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião