Índice do dólar (DXY) cai 0,48% com dúvidas sobre estímulos

O Índice DXY, ou índice do dólar, opera em leve queda na manhã desta segunda-feira (19), com a força do euro sobre a moeda dos Estados Unidos, enquanto o mercado levanta dúvidas sobre o novo pacote de estímulos econômicos que tramita no Congresso norte-americano.

Por volta das 7h55, o Índice DXY apresentava uma queda de 0,48%, a US$ 93,24. Enquanto isso, o euro avançava 0,60% sobre o dólar, ao passo que a relação entre a moeda estadunidense e o iene, do Japão, tinha uma leve baixa de 0,09% a US$ 105,31.

Na noite do último sábado (17), a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse à Casa Branca que estabeleceu o prazo até a próxima terça-feira (20) para chegar a um acordo com os representantes do Partido Democrata. Caso o prazo acabe sem um acordo, segundo o assessor de Pelosi, as negociações dificilmente chegarão a um entendimento para mais um estímulo de trilhões de dólares nas próximas semanas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os investidores praticamente descartam a possibilidade de um pacote de estímulos antes da eleição presidencial de 3 de novembro, mas continuam a monitorar a possibilidade de mais um pacote de auxílio à empresas e famílias em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O mercado também permanece atento com o avanço do vírus na Europa e digerindo a disputa entre Donald Trump e Joe Biden.

O índice do dólar é uma das ferramentas dos investidores para a interpretação da moeda estadunidense em relação ao restante do mercado. O índice compara o dólar com as seguintes moedas, com os respectivos pesos:

  • Euro: 57,6%
  • Iene: 13,6%
  • Libra esterlina: 11,9%
  • Dólar canadense: 9,1%
  • Coroa sueca: 4,2%
  • Franco suíço: 3,6%

Com uma cesta de moedas, o Índice DXY entra em tendência de alta quando o dólar dos Estados Unidos está mais forte em comparação com as outras moedas. Por se tratar da moeda mais utilizada nas transações internacionais, o movimento da moeda norte-americana tem poder de influenciar outros mercados, e o índice pode auxiliar os investidores com a análise dos cenários futuros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião