Índice do dólar (DXY) acentua queda, de olho no pacote de estímulos

O Índice DXY, mais conhecido como índice do dólar, opera em leve queda na manhã desta terça-feira (20), marcando o terceiro dia consecutivo de baixa. O pregão desta manhã é marcado, mais uma vez, pela força do euro frente à moeda norte-americana. Neste ano, o índice registra uma perda de aproximadamente 3,30%.

Por volta das 8h30, o Índice DXY apresentava uma baixa de 0,22%, a US$ 93,22, negociado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Enquanto isso, o euro avançava 0,31% sobre o dólar, ao passo que a relação entre a moeda estadunidense e o iene, do Japão, tinha uma alta de 0,25% a US$ 105,69.

O mercado segue de olho nos desdobramentos do novo pacote de estímulos econômicos que está sendo discutido no Congresso dos Estados Unidos. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, deu o prazo até esta terça-feira para que encontrasse um acordo junto aos representantes democratas e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A diferença entre eles, inclusive, teriam sido “diminuídas”, segundo o porta-voz de Pelosi. A presidente e o secretário tiveram uma conversa por telefone por 53 minutos na última segunda-feira, em busca de encontrar um entendimento mútuo para um novo pacote que auxilie as famílias e as empresas em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Além disso, os investidores seguem de olho no avanço da pandemia em todo o mundo. Na última segunda-feira, a doença atingiu a marca de 40 milhões de infectados, ao passo que volta a demontrar força na Europa, que se viu obrigada a estabelecer novas medidas de restrição à circulação das pessoas e movimentação econômica, sobretudo no Reino Unido, França, Itália, Portugual e Espanha.

O índice do dólar é uma das ferramentas dos investidores para a interpretação da moeda estadunidense em relação ao restante do mercado. O índice compara o dólar com as seguintes moedas, com os respectivos pesos:

  • Euro: 57,6%
  • Iene: 13,6%
  • Libra esterlina: 11,9%
  • Dólar canadense: 9,1%
  • Coroa sueca: 4,2%
  • Franco suíço: 3,6%

Com uma cesta de moedas, o Índice DXY entra em tendência de alta quando o dólar dos Estados Unidos está mais forte em comparação com as outras moedas. Por se tratar da moeda mais utilizada nas transações internacionais, o movimento da moeda norte-americana tem o poder de influenciar outros mercados, e o índice pode auxiliar os investidores com a análise dos cenários futuros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião