Índice de confiança do empresário industrial cresce em setembro em todos setores

Índice de confiança do empresário industrial cresce em setembro em todos setores
Índice de confiança do empresário industrial cresce em setembro em todos setores

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta segunda-feira (28) o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). De acordo com os dados do relatório, o mês de setembro registrou um crescimento em todos os 30 setores da indústria.

lead suno imagem ilustrativa

Receba as principais notícias do mercado diariamente.

Receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!

Parabéns! cadastro feitocom sucesso.

lead suno background

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do segmento de Transformação chegou a 62,6 pontos, representando uma alta de 5,1 pontos em relação ao mês anterior.

Segundo a CNI, este é o segundo mês consecutivo que o índice fica acima da linha divisória dos 50 pontos, o que indica confiança dos empresários. “O ICEI mostra que após a retomada em agosto, a confiança está cada vez maior e mais disseminada entre os empresários da indústria da transformação”, informou a entidade.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

O crescimento do índice em setembro é bastante significativo na comparação com abril, no auge da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o ICEI estava em 34,3 pontos, de acordo o relatório.

Além disso, os dados registraram que em todos os setores da indústria da transformação considerados, a confiança teve aumento em setembro e se situa acima dos 50 pontos.

“É importante notar que a alta da confiança foi generalizada, alcançando todos os setores. E aqueles que tinham confiança mais baixa, até por terem sentido com mais intensidade os impactos da pandemia, mostraram em setembro as maiores altas da confiança”, declarou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O ICEI da Indústria da Construção alcançou 56,7 pontos, um crescimento de 2,7 pontos em relação a agosto. Essa é a quinta alta consecutiva do indicador, que já acumula crescimento de 21,9 pontos desde abril.

O índice de confiança da indústria extrativa teve alta de 2,7 pontos no mês e atingiu 59,9 pontos. O mês de setembro também registrou o quinto aumento mensal consecutivo de confiança dos empresários.

A pesquisa foi feita com 2.312 empresas, entre os dias 1º e 14 de setembro.

Índice de Confiança empresarial aumenta em agosto

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 7,0 pontos em agosto, para 94,5 pontos, recuperando 96% das perdas ocorridas no período de março a abril. Os dados foram divulgados no último dia do mês pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Após atingir o menor nível histórico em abril (55,8 pontos), a confiança empresarial vinha se recuperando gradualmente a partir das expectativas. A partir de julho, a alta da confiança passou a ser igualmente motivada pelas expectativas e pela percepção sobre a situação corrente.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV:

  • Indústria
  • Serviços
  • Comércio
  • Construção

No mês de agosto, pela primeira vez desde a crise sanitária, o Índice de Confiança Empresarial foi mais influenciado pela melhora na percepção corrente dos empresários. O Índice de Situação Atual (ISA-E) subiu 8,9 pontos, para 88,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 6,3 pontos, para 96,1 pontos.

Com informações do Estadão Conteúdo.

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião