Índice de confiança de empresários cai em março, diz CNI

A confiança do empresário industrial caiu em março após acumular uma sequência de quatro altas.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 61,9 pontos em março, queda de 2,6 pontos na comparação com fevereiro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Saiba mais: Ingresso do Brasil na OCDE vai acelerar reformas no País, diz CNI

Apesar da redução, os empresários continuam otimistas. Isso porque os indicadores variam de zero a cem pontos e quando estão acima de 50 pontos indicam otimismo. A CNI ressalta que o índice em março é 7,5 pontos acima da média histórica. O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 19 de março, com 2.508 empresas.

Segundo a pesquisa, a queda do ICEI caiu por conta da avaliação menos positiva das condições atuais, assim como pelas expectativas para o cenário futuro. O indicador que avalia as expectativas com relação às condições atuais recuou 2 pontos, chegando a 53,6 pontos.

Saiba mais: Brasil é vice-lanterna em ranking da CNI de competitividade da indústria

Já o índice de expectativa caiu 2,9 pontos entre fevereiro e março. É a segunda queda consecutiva. Apesar disso, a CNI destaca que o índice permanece elevado e bem acima do patamar de 50 pontos.

“O empresário percebe que a atividade está mais fraca do que era esperado no fim de 2018. Além disso, o processo de aprovação das reformas para a reativação da economia está se mostrando mais complexo e demorado do que se supunha. Com isso, os efeitos das reformas sobre a atividade vão ficar mais para frente do que previsto anteriormente”, avalia o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Saiba mais – CNI: emprego na indústria cresce pelo 3º mês consecutivo

Segundo a pesquisa de confiança do empresário, entre fevereiro e março a confiança caiu em empresas de todos portes, segmentos industriais e regiões.

Tags
Renan Dantas

Compartilhe sua opinião