Inadimplência de empresas cresce 9,9% em janeiro e bate novo recorde

A inadimplência de empresas no Brasil cresceu 9,9% em janeiro deste ano, ante o mesmo mês de 2019, atingindo 6,2 milhões de companhias. Assim, o índice bateu recorde pela 11ª vez seguida. Os dados foram divulgados pelo Serasa Experian, nesta quarta-feira (25).

Em relação a dezembro do ano passado, a inadimplência das empresas brasileiras cresceu 0,9%. Das empresas que não conseguiram pagar suas dívidas, 94% estão no grupo das micro e pequenas. As demais são de médio e grande porte.

O economista da Serasa, Luiz Rabi, afirma, em nota à imprensa, que é preciso atenção com os próximos meses. Isso porque o cenário para as empresas não deve melhorar no curto prazo, por conta da crise causada pela pandemia de coronavírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“É preciso que os donos de negócios saibam como agir em casos de crescimento econômico abaixo do esperado e demora nos reflexos dos juros baixos na oferta de crédito. Ter planejamento financeiro é fundamental, assim como renegociar dívidas mais caras junto aos credores”, afirma Rabi.

Recorde de inadimplência das empresas em 2019

Em 2019, a inadimplência das empresas bateu recorde, de acordo com dados do Serasa Experian. Em dezembro, o número de empresas que possuíam conta em atraso passava de 6,1 milhões. A maior parte das dívidas não pagas pelas companhias aconteceu com empresas que não são do setor financeiro (78%).

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Rabi explicou, no início deste mês, que o crescimento de inadimplência por parte das empresas ocorreu por conta do aumento do crédito mercantil. “A redução dos juros ainda não foi totalmente refletida no sistema financeiro, o que acaba prejudicando principalmente as pequenas empresas. Isso faz com que eles busquem melhores alternativas, como os acordos entre empresas, para acessar o crédito. Porém, com o crescimento econômico abaixo do esperado, este grupo de empreendimentos não consegue honrar os compromissos e engrossa a lista de devedores negativados“, analisou o economista.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião