Grana na conta

Imposto de Renda: Receita Federal recebe 20,3 milhões de declarações

A Receita Federal informou na manhã dessa quinta-feira (18) que até as 11h já havia recebido cerca de 20.351.406 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O órgão destaca que as entregas podem ser feitas até o dia 30 de junho, mas orienta que os contribuintes não deixem para última hora.

A Receita Federal ressaltou que os contribuintes que não entregarem as declarações de Imposto de Renda até a data limite terão que arcar com uma multa cujo valor mínimo será de R$ 165,74, podendo chegar até a 20% do imposto devido. Vale destacar que a data prevista para entrega era até o dia 30 de abril, contudo, essa foi prorrogada para o final desse mês, devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O órgão projeta que cerca de 32 milhões de declarações sejam entregues em 2020. Frente a isso, a Receita salienta que quanto mais cedo essas forem enviadas, mais rapidamente acontecerá o processamento, bem como a restituição.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

 

O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, indicou no início da semana que “é importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”.

Além disso, a Receita federal afirmou que disponibilizou instruções referentes a declaração no seu site, para auxiliar os contribuintes.

Confira o calendário de restituições do Imposto de Renda

A Receita Federal informou também em abril que manteria o calendário de restituição do IRPF. As restituições do Imposto de Renda em 2020 ocorrerão da seguinte forma:

  • 1º lote: 29 de maio de 2020
  • 2º lote: 30 de junho de 2020
  • 3º lote: 31 de julho de 2020
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020

Saiba mais: Imposto de Renda: confira as novas regras para declarar

O valor total das restituições do primeiro lote deveria ser de R$ 2 bilhões. Serão priorizados idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. As demais restituições serão pagas nos próximos lotes, seguindo a ordem de entrega das declarações do Imposto de Renda.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião