Imposto de renda: Receita Federal libera consultas para o 7º lote de restituição

A Receita Federal irá abrir, a partir das 9h desta segunda-feira (9), as consultas ao sétimo e último lote de restituição do imposto de renda de 2019.

A liberação de R$ 700 milhões será realizada no dia 16 de dezembro e também inclui as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018 do imposto de renda.

No sétimo lote serão contemplados 320.606 contribuintes, desses, 3.308 são idosos acima de 80 anos, 21.410 contribuintes possuem entre 60 e 79 anos, 3.172 são pessoas que apresentam alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 9.789 contribuintes que tenha no magistério sua maior fonte de renda.

O valor que o trabalhador tem direito será corrigido pela variação da taxa básica de juros (Selic) pelo período em que a restituição ficou retida junto à Receita, além de ser livre de impostos. O pagamento deste lote terá correção de 4,40%, equivalente ao período de maio a dezembro deste ano.

Confira: IPCA atinge maior patamar para novembro desde 2015

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte precisa acessar o site da Receita, ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e verificar se existe alguma inconsistência de dados identificadas pelo processamento. Neste caso, o contribuinte pode avaliar os entraves em sistema e realizar a correção, mediante entrega de declaração retificadora.

Verificação da malha fina do imposto de renda

De acordo com o órgão, é possível verificar se a declaração está sendo processada, se está na fila de pagamentos e se os dados estão certos, além de saber se há pendências no documento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Essa verificação pode ser feita pelo Meu Imposto de Renda da Receita Federal. No entanto, para o acesso é necessário gerar um código, que é feito a partido do CPF, data de nascimento e recibo de entrega das últimas duas declarações.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião