Impacto da Previdência no PIB será maior em 2020, diz Economia

O subsecretário de Política Macroeconômica do Ministério da Economia, Vladimir Teles, disse nesta sexta-feira (12) que o impacto da reforma da Previdência no Produto Interno Bruto (PIB) nacional deve ser maior em 2020.

Segundo Teles, a reforma da Previdência não deve refletir tanto no PIB pois o primeiro semestre do ano já chegou ao fim. Assim, ele declarou que a reforma poderá impactar a economia em até 0,5 pontos percentuais nos próximos anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

As declarações do economista ocorreram durante a divulgação do Boletim MacroFiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) de julho.

Reforma tributária

Além disso, o economista falou ainda sobre a reforma tributária. Conforme Teles, as novas medidas de tributação serão divulgadas nos próximos dias pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra.

“A política fiscal que está no centro passa por um momento de novo patamar com a discussão de outras medidas, como a reforma tributária, que Paulo Guedes e Marcos Cintra vão divulgar”, afirmou o subsecretário.

Na última quarta-feira (10), a comissão especial de análise da PEC da reforma tributária foi instalada na Câmara dos Deputados.

Segundo o ministério da Economia, a reforma será divulgada após a aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

Redução do PIB para 2019

Nesta sexta-feira, o Ministério da Economia divulgou uma nova previsão para o PIB deste ano. Conforme dados do Boletim MacroFiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) o crescimento do PIB deve cair pela metade em 2019.

Saiba mais: Governo diminui projeção do PIB em 2019 de 1,6% para 0,81%

Dessa forma, o valor deve diminuir de 1,6%, previsto anteriormente, para 0,81%. No meio do ano passado o governo previa um crescimento de 2,5%.

No entanto, segundo Vladimir Tales, a situação seria ainda pior sem a reforma da Previdência.

“Você pode até não aumentar projeção de crescimento, mas sem a reforma da Previdência você teria que reduzir de forma brutal a expectativa para o PIB. O PIB provavelmente entraria em recessão séria no ano que vem”, apontou o subsecretário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (08) apontou mais uma redução para o PIB. Segundo economistas entrevistados pelo Banco Central (BC), a economia brasileira crescerá apenas 0,82% esse ano.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião