Imóveis: vendas crescem 10,5% no segundo trimestre de 2020

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) informou nessa sexta-feira (4) que as vendas de imóveis tiveram um avanço de 10,5% no segundo trimestre desse ano ante o período entre abril e junho do ano passado.

Segundo a Abrainc, foram vendidos cerca de 31.627 imóveis no segundo trimestre de 2020. a Associação explica que as vendas foram estimuladas pela baixa na taxa básica de juros (Selic), e já representam uma recuperação do setor imobiliário após os impactos causados pela pandemia.

Já o número de imóveis vendidos por incorporadoras associadas chegou a 12.707 em junho desse ano, o que representa um aumento de 25% em 2020 ante 2019.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

As vendas líquidas, por sua vez, tiveram uma alta de 9% no segundo trimestre desse ano ante o mesmo período do ano anterior, enquanto no acumulado de 12 meses terminado em junho houve um avanço de 9,2% em comparação com o período imediatamente anterior.

Por outro lado, os lançamentos não foram pelo mesmo caminho das vendas. No período entre abril e junho desse ano o total de unidades lançadas registrou um recuo de 33,4% na comparação anualizada.

O número de unidades lançadas ficou em 17912 no segundo trimestre de 2020. Ademais, entre junho de 2019 e junho de 2020, foi registrada uma queda de 1,9%, em comparação o período anterior.

O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, salientou em nota que “acreditamos que as incorporadoras voltarão em breve ao nível de lançamentos de antes em pouco tempo, aumentando investimentos em novos empreendimentos e gerando mais empregos”.

Além disso, França destacou que “o isolamento social reduziu a capacidade de análise de pedidos de licenças. Identificamos pelos menos 20 projetos imobiliários com o licenciamento prejudicado nesse contexto”.

Vendas de imóveis crescem em julho no Rio de Janeiro e em São Paulo

Os dados do Registro de Imóveis do Brasil e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgados nessa quinta-feira (3) indicam que o mercado de imóveis nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo voltaram a avançar em julho desse ano.

Enquanto no Rio de Janeiro as operações de compra e venda foram de 3.632 transações em julho, representando crescimento de 20,5% em comparação com junho, em São Paulo o número de transações foi para 10.474, aumentando 6,8%.

Em relação ao ano anterior, os valores de julho no Rio de Janeiro apresentaram queda de 15,9%, ao contrário de São Paulo que teve crescimento de 4,4% nas transações de imóveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião