Imóveis: SP tem recorde de autorizações para construção de prédios em 2019

São Paulo registrou bons números no setor de imóveis em 2019. Houve uma alta nas vendas e lançamentos no segmento econômico, principalmente na zona sul da capital paulista. Também foi registrado um recorde no número de autorizações para a construção de novos prédios.

Com isso, a cidade deve permanecer alavancando a melhora no setor de imóveis. No acumulado dos meses do ano passado, foram emitidos 909 alvarás para construções em São Paulo. O número representa uma alta de 29,1% em relação a 2018, de acordo com dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em conjunto com prefeitura.

Este foi o segundo ano consecutivo de crescimento do setor. Em 2014, foram registradas 847 alvarás para construções de edifícios.

Veja também: Boletim Focus: Economistas revisam para baixo crescimento da economia em 2020

As autorizações para a construção de prédios representa um crescimento do mercado imobiliário na zona sul de São Paulo, que já foi indicado pelo balanço de lançamentos e vendas feito pelo SecoviSP (sindicato da habitação).

O bairro de Santo Amaro foi o que mais registrou lançamentos de empreendimentos na cidade no ano passado. Foram 4.151 unidades no ano. As regiões que ficaram logo atrás foram: Sacomã, com 3.170, e Vila Mariana, com 1.825 lançamentos.

O alvarás, entretanto, tiveram maior número na zona leste. A região ficou com 43,6% do total de autorizações. Entretanto, foi a que registrou o menor crescimento na cidade. A zona sul, por outro lado, tem 19,3% dos alvarás emitidos. Apesar do percentual baixo, o número subiu 65,1%.

Os bairros que terão edifícios lançados com quatro ou mais andares serão:

  • Bela Vista
  • Tucuruvi
  • Santana
  • Vila Marina
  • Moema
  • Penha
  • Vila Maltilde
  • Pinheiros

De acordo com a Abrainc, até 2017 o número de autorizações para construção de edifícios estava em queda.

Na Grande São Paulo, o município que registrou mais imóveis lançados foi Osasco, com 2.722. São Bernardo do Campo apresentou 1.660 novas unidades e Cotia 1.426.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião