Ibovespa em alta; Acordo entre EUA e China gera otimismo

Após operar em queda na manhã desta quinta-feira (4), o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, virou o jogo e passou a crescer.

Por volta das 12h50, o Ibovespa registrava uma alta de 1,7% somando 96.099,69 pontos.

Saiba mais: Ibovespa em queda; Bolsonaro se reúne com líderes partidários

Oscilação do índice

O principal motivo para o índice ter recuado nesta manhã, foi o resultado do dia anterior. O mercado estava otimista com a ida do ministro da Economia, Paulo Guedes, à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) onde iria apresentar aos deputados a reforma da Previdência.

Aberto para questões, o ministro respondeu os deputados por horas e a sessão, que já estava tensa devido a troca de farpas entre Bolsonaro e Maia nas últimas semanas, acabou com bate-boca entre Guedes e os deputados da oposição.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

Os deputados mostravam ser contrários a introdução do regime de capitalização e também ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que constam na reforma.

Dessa forma, a cautela entrou novamente em cena, com o mercado inseguro sobre a possível aprovação do texto que ainda tramita no primeiro estágio de avaliação, mostrando a dificuldade que a equipe econômica terá para aprovar o documento..

Bolsonaro e líderes

Com o mercado inseguro, o presidente Jair Bolsonaro decidiu se reunir com os seguintes líderes partidários:

  • Presidente do PSD – Gilberto Kassab (já se reuniu)
  • Presidente do PRB – Marcos Pereira (já se reuniu)
  • Presidente do PSDB – Geraldo Alckmin (já se reuniu)
  • Presidente do PP – Ciro Nogueira
  • Presidente do DEM – ACM Neto
  • Presidente do MDB – Romero Jucá

O objetivo era de criar um base parlamentar e conseguir apoio para que a reforma da Previdência fosse aprovada e seguisse os processos de tramitação.

Bolsonaro e lideranças partidárias se reúnem no Palácio do Planalto

No entanto, o encontro que tinha um viés de otimismo teve um revés com a declaração do presidente do PSD, Gilberto Kassab, no fim da reunião. De acordo com Kassab, Bolsonaro não convidou seu partido, que detém 36 cadeiras na Câmara, para fazer parte de sua base parlamentar.

Cenário externo alavancando o índice

Apesar do cenário interno gerar cautela por parte dos investidores, o mercado se anima com a possibilidade de um acordo comercial definitivo entre Estados Unidos e China.

Isso acontece porque, após inúmeras reuniões entre negociadores das potências econômicas, o presidente Donald Trump decidiu se reunir com o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, na Casa Branca, para tratar do assunto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com o programa oficial, o encontro entre a autoridade chinesa, que também é o principal negociador chinês, e o presidente norte-americano deve acontecer nesta tarde.

Caso se concretize o acordo, a guerra comercial entre as duas nações chegará ao fim.

Abertura do Ibovespa

Pela manhã, o Ibovespa registrava um leve recuo de 0,17% ficando com 94.333,95 pontos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião