Ibovespa: XP revisa projeção de 112 mil para 115 mil pontos no fim do ano

A XP Investimentos (Nasdaq: XP) elevou nesta segunda-feira (3) sua previsão de crescimento do Ibovespa em 2020. A projeção da empresa passou de 112 mil pontos, no último relatório, para 115 mil pontos no fim do ano.

Em seu relatório, a XP explica que a revisão se deve aos ganhos vistos na bolsa de valores de São Paulo (B3) durante o mês de julho, correspondendo a um aumento de 8,27% no Ibovespa. Segundo os analistas da instituição, o apetite por risco dos investidores aumentou à medida que as complicações nas áreas da saúde, economia e política apresentaram um alívio.

Em junho, o banco havia previsto que o índice alcançaria os 112 mil pontos até dezembro. De acordo com o analista Fernando Ferreira no último relatório da XP, “Isso porque a projeção de lucros de 2020 está muito afetada pelas quarentenas, que são passageiras. Ou seja, usar como base os lucros de 2020 pode levar a um erro de avaliação, pois não serão lucros ‘normalizados’. Por isso, acreditamos que o mercado já está olhando um cenário normalizado do pós pandemia, e principalmente para 2021”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Em seu relatório mais recente, a XP indica quatro razões para a elevação da estimativa:

  • os efeitos da pandemia devem começar a se dissipar;
  • os estímulos econômicos e monetários seguirão aumentando;
  • a economia brasileira e global devem seguir em recuperação
  • e, por fim, a agenda política deve trazer sinais de melhora;

A XP também vê riscos para o Ibovespa

Os analistas do banco de investimentos entendem que, apesar das políticas monetárias e fiscais, muitos fatores podem afetar o crescimento do índice. Um ressurgimento no número de casos de coronavírus (covid-19) pode levar a novas paralisações ao redor do mundo.

Veja também: Ibovespa abre a semana em leve alta, a 102.956,12 pontos

Além disso, a XP indicou que as crescentes tensões entre a China e os EUA se tornaram um grande risco para os mercados financeiros do mundo inteiro. Contudo, a estimativa é otimista com o crescimento do Ibovespa e do mercado acionário.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião