Ibovespa inicia em leve alta, seguindo Wall Street; saúde de Trump no radar

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira (5), acompanhando os mercados internacionais. Os investidores mostram-se mais aliviados com a notícia da recuperação do presidente norte-americano Donald Trump, após ter contraído o novo coronavírus (Covid-19) em meio a um momento crucial da corrida presidencial. Na última sexta-feira, as Bolsas dos Estados Unidos fecharam em queda.

Por volta das 10h15, a cotação do Ibovespa apresentava um avanço de 0,74%, para 94.715,45 pontos. Trump, que noticiou ter sido contaminado com o coronavírus na manhã da última sexta-feira (2), “continua a melhorar”, segundo o seu médico, Sean Conley.

De acordo com um novo boletim médico divulgado pelo Centro Médico Militar Walter Reed, o mandatário teve “uma melhora substancial, embora ainda não esteja fora de perigo”. Na noite do último domingo (4), Trump saiu do hospital de carro por alguns minutos para saudar apoiadores.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O anúncio do contágio de Trump pelo coronavírus vem à tona em um momento crítico da corrida presidencial em que o presidente procura ser reeleito. A menos de um mês das eleições, segundo uma nova pesquisa do Wall Street Journal/NBC News, divulgada neste domingo, o representante democrata Joe Biden ampliou sua vantagem sobre Trump.

De acordo com o estudo, o democrata figura com 53% das intenções de voto, enquanto o republicano tem 39%. Essa é a primeira vez em toda a corrida à presidência norte-americana que Trump tem menos de 40% das intenções. O levantamento foi realizado entre quarta e quinta-feira da última semana, antes, portanto, da divulgação da notícia de que o presidente havia sido diagnosticado com a Covid-19.

O Boletim Focus, no relatório divulgado nesta segunda, prevê uma contração de 5,02% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. Essa é a quarta semana consecutiva em que os especialistas ouvidos pelo Banco Central (BC) cortam suas expectativas por uma contração mais intensa da economia brasileira.

Segundo o Focus, a taxa básica de juros da economia (Selic) terminará este ano em 2%, o atual e menor patamar da série histórica. Esta é a 14ª semana consecutiva com a mesma projeção. Ademais, outro destaque da publicação do BC nesta manhã é o novo aumento da estimativa pela inflação. O relatório prevê um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2,12% ao fim deste ano.

Giro corporativo

O Banco do Brasil (BBAS3) divulgou, na manhã desta segunda-feira, um comunicado ao mercado esclarecendo a notícia divulgada pela “CNN” acerca de supostas irregularidades que teriam ocorrido na gestão do banco sob o comando de Rubem Novaes.

A instituição é acusada de interferir em sua auditoria interna, barrando apurações sobre assuntos sensíveis, além de não atender a recomendações dos auditores e interferir irregularmente em nomeações na Previ, o  fundo de pensão da instituição.

“O Banco do Brasil possui uma estrutura de governança que conta com reconhecimento público e que está adequada às regras de transparência previstas por sua participação no Novo Mercado da B3. O BB possui Comitê de Auditoria e uma Unidade de Auditoria Interna, ambas ligadas diretamente ao Conselho de Administração e com autonomia, prevista em Estatuto, para desempenhar suas funções com total independência”, disse a instituição estatal.

A Minerva (BEEF3) informou, nesta segunda-feira, que fará um novo programa de recompra de ações. A companhia afirmou que o programa terá 18 meses e envolverá até 20 milhões de ações ou 3,6% do total dos papéis emitidos pela empresa. Considerando as ações já em tesouraria, o percentual subirá para até 10%.

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,67%
  • Londres (FTSE 100): +0,63%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,79%
  • Paris (CAC 40): +0,82%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,73%
  • Hong Kong (Hang Seng): +1,32% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,20% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +1,23% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma queda de 1,26%, a 94.271,277 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião