Ibovespa abre em leve alta; indicadores econômicos e cenário externo no radar

O Ibovespa abriu esta quarta-feira (30) em leve alta, após iniciar a semana com duas fortes quedas. Por volta das 10h20, o maior índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) subia 0,03%, indo a 93.608,07 pontos, no menor patamar desde meados de junho.

A cotação do Ibovespa varia com os investidores de olho no front exterior, além de indicadores econômicos internos e internacionais. Na noite da última terça-feira (29), o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden realizaram o primeiro debate para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, que acontecerão em novembro deste ano.

À procura de reeleger-se, Trump travou uma disputa acirrada com Biden, marcada por interrupções e acusações de ambas as partes. Enquanto o atual mandatário proferiu ofensas à família de Biden, como a seu filho que luta contra a dependência química, o representante do Partido Democrata chegou a chamar Trump de palhaço pedindo-o para ficar quieto.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Do ponto de vista dos eleitores, o primeiro debate que levará às eleições presidenciais — que tradicionalmente costuma provocar alta volatilidade nos mercados — trouxe poucas alternativas e propostas de governo. Segundo Maurício Moura, pesquisador da Universidade George Washington e CEO da Ideia Big Data, instituto de pesquisa especializado em opinião pública, ao longo do debate um terço dos telespectadores abandonou a transmissão, em função do baixo nível apresentado.

Ainda no que se refere ao território norte-americano, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos despencou 31,4% no segundo trimestre deste ano, em termos revisados anualizados. De acordo com o consenso da “Bloomberg”, a expectativa mediana dos economistas era para um recuo de 31,7% da economia estadunidense.

O Reino Unido também divulgou a revisão de seu PIB do segundo trimestre, reportando uma queda de 19,8%, levemente abaixo do estimado inicialmente. De acordo com dados da agência nacional de estatísticas britânicas, o país caminha para a maior recessão desde a década de 1920.

No âmbito interno, a taxa de desocupação chegou a 13,8% no trimestre ocorrido entre maio e julho deste ano, e foi a mais alta desde 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira. O consenso da “Bloomberg” esperava uma taxa de desemprego de 13,7% no período.

O mercado ainda permanece de olho na situação fiscal do País, logo após as dúvidas levantadas acerca do financiamento do Renda Cidadã, programa social que deve substituir o Bolsa Família. De acordo com o jornal “Valor Econômico”, intergrantes de governo estudam alterar as fontes de recursos do programa, que inicialmente prevê a utilização do dinheiro de precatórios, além dos recursos do fundo para educação básica (Fundeb).

Quando anunciada, a medida foi criticada por diversos atores da sociedade civil, visando uma possível pedalada fiscal. Para o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Congresso, as propostas do governo foram vistas como uma medida de “contabilidade criativa”, mesma estratégia utilizada durante do governo de Dilma Rousseff. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já disse que entender a ideia do governo como inconstitucional.

Giro corporativo

A CVC Brasil (CVCB3) informou, na última terça-feira (29), que, a partir de 1º de outubro de 2020, João Eduardo Neves irá assumir o cargo de Diretor de Relações com Investidores, além das áreas de Tesouraria e Planejamento, que já eram de sua responsabilidade.

João Eduardo Neves, novo diretor de Relações com Investidores da CVC, é  formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA Executivo pelo IESE. Neves juntou-se à companhia em junho deste ano, atuando como Diretor de Tesouraria e Planejamento Financeiro.

A Raia Drogasil (RADL3) comunicou suas projeções em relação as aberturas de lojas para os anos de 2021 e 2022. A companhia prevê abrir 240 unidades em cada um dos anos citados anteriormente, totalizando 480 novas lojas.

De acordo com a companhia, as projeções foram realizadas considerando a experiência da empresa e consideram a expectativa da empresa em relação as suas operações, tendo em vista principalmente a estratégia de expansão, a capacidade financeira para suportar investimentos e a “capacidade de obter pontos comerciais atraentes com expectativas de retorno adequadas”.

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,05%
  • Londres (FTSE 100): +0,10%
  • Frankfurt (DAX 30): -0,16%
  • Paris (CAC 40): -0,05%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,03%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,79% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,20% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -1,50% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira com uma queda de 1,14%, a 93.630,508 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião