Ibovespa fecha em queda com 87.449,50 pontos depois de três altas consecutivas

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, registrou uma queda de 0,44%, nesta sexta-feira (14), totalizando 87.449,50 pontos.

Durante o dia, o Ibovespa operou em alta entre às 13 horas e às 16 horas. Em seu melhor momento, a pontuação foi de 88.183,93  pontos, registrado por volta das 14 horas.

A bolsa iniciou suas atividades registrando baixa de 87.106,12, menor cotação do dia.

Dólar tem nova alta, cresce 0,629% e é cotado a R$ 3,9046

Cenário Interno

Temer: o presidente Michel Temer declarou nesta sexta-feira (14) que não há problemas em trazer capital estrangeiro para o País. De acordo com o Temer, a medida vai aumentar a competitividade no mercado. Na última quinta, o presidente assinou uma Medida Provisória que liberou a possibilidade de 100% de capital estrangeiros para o setor aério .

Agronegócio: o ministro da agricultura, Blairo Maggi, disse nesta sexta-feira (14) que as declarações de Bolsonaro sobre a China e os países árabes podem prejudicar o agronegócio brasileiro.

Saiba mais: Distanciamento de Brasil, China e árabes prejudica agronegócio, diz Blairo

Cenário Externo

Guerra comercial: a China suspendeu as tarifas adicionais aplicadas sobre os veículos e autopeças dos Estados Unidos. A informação foi dada pelo Ministério das Finanças da China, nesta sexta-feira (14). A suspensão começara em primeiro de janeiro.

Estados Unidos: a produção industrial dos Estados Unidos cresceu mais que o esperado. De acordo com o Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, o crescimento registrado foi de 0,6%, acima dos 0,3% previstos.

China: vendas de varejo registraram pior crescimento em 15 anos.  A produção industrial também apresentou baixo crescimento, o menor em três anos. Além disso, a produção de aço bruto da China em novembro caiu ao menor nível em sete meses.

Varejo e indústria da China crescem menos que o esperado em novembro

Bolsas Internacionais

  • Nasdaq (EUA) – baixa de 2,16%;
  • Nikkei (Japão) – baixa de 2,02%;
  • FTSE 100 (Reino Unido) – baixa de 0,47%;
  • FTSE MIB (Itália) – baixa de 0,72 %;
  • CAC 40 (França) – baixa de 0,88% ;

Os destaques do Ibovespa nesta quinta-feira, foram as altas das ações da Gol (+6,18%), a Estácio com (+2,18%) e Cielo com (+2,05%). Em compensação, a Petrobras fechou com (-1,33%) e o Banco Itaú com (-0,25%).

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião