Ibovespa cai 2,32% e dólar avança mais de 1% com os investidores digerindo mal a última pesquisa eleitoral

O Ibovespa fechou com queda de 2,32% aos 74.656,51 e o dólar avançou 1,48% e chegou a um preço de venda de R$ 4,15. Os investidores estão cautelosos com os resultados da última pesquisa Datafolha, divulgada na noite de segunda-feira.

Os operadores não tiveram boa reação ao avanço de Ciro Gomes (PDT), que ficou em segundo lugar na corrida presidencial, com 13%. Segundo o Datafolha, anteriormente o candidato estava com 10% dos votos.

Já Haddad, que foi confirmado para substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência, subiu de 4% para 9% e está agora tecnicamente empatado com Ciro Gomes, Geraldo Alckimin (PSDB) e Marina Silva (Rede).

Geraldo Alckimin vem mostrando que ter o maior tempo de televisão não será o suficiente para a sua eleição. As intenções de voto para o tucano subiram apenas 1%, com uma semana de propaganda eleitoral. De 9% para 10%.

Marina Silva despencou fortemente nas intenções de voto, de 16% para 11%. Embora a luta da candidata da Rede para angariar votos femininos tenha sido grande nos últimos debates e propagandas políticas, foi desta ala sua pior perda: de 19% para 12% .

Em entrevista hoje para o “Globo”, “Valor Econômico e “ Época”, a candidata minimizou a perda acentuada de votos e disse que um dos pontos que pesaram neste rendimento foi o seu pouco tempo de TV e rádio, cerca de 21 segundos.

O candidato Jair Bolsonaro do PSL segue na liderança com 24% dos votos, 2 pontos percentuais a mais do que na última pesquisa. Entretanto o mercado esperava que o ataque de Juiz de Fora tivesse um impacto maior no fortalecimento do candidato e pudesse asfixiar ainda mais as chances da esquerda voltar à Presidência.

O mercado externo também fora alvo de cautela pelos investidores com as relações comerciais sino-americanas cada vez mais desajustadas.

Segundo a Reuters, a China foi a OMC pedir permissão para impor sanções aos Estados Unidos, alegando que Washington não cumpriu com o combinado na disputa sobre taxas dumping. O descumprimento vem desde 2013.

Já as relações comerciais americanas com o Canadá, Donald Trump afirmou que as negociações estão caminhando bem e que o acordo em relação ao Nafta deve ser fechado em breve.

“As negociações comerciais com o Canadá estão indo bem e acredito que seremos capazes de incorpora-los ao pacto que fechamos com o México.”, afirmou Trump na Casa Branca

Nos Estados Unidos, os índices chegaram a abrir em baixa, entretanto fecharam no verde. Destaque para a Nasdaq que avançou 0,63% com 7.973,36 pontos.

Na Europa, a maioria dos índices também fecharam em baixa, com exceção  de Paris e Madrid que tiveram valorização de 0,27 e 0,14% respectivamente.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião