Grana na conta

Ibovespa abre em queda de 1,5%, seguindo o pessimismo externo

O Ibovespa abriu a semana em forte queda, seguindo o pessimismo exterior. Por volta das 10h13 desta terça-feira (8), o maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) recuava 1,50%, para 99.727,28 pontos. Na última segunda-feira (7), o mercado brasileiro não foi aberto devido ao feriado de 7 de setembro, assim como o mercado norte-americano, em função do Labor Day.

A cotação do Ibovespa é influenciada pela onda vendedora observada desde a última semana; o S&P 500 futuro opera em queda de 1,45%. Papéis de grande relevância para o índice, como Apple e Amazon, registram fortes quedas, de 5% e 4%, respectivamente. Na última semana, a relação das 500 maiores empresas dos Estados Unidos caiu 2,31%, enquanto a Nasdaq recuou 3,27%.

No âmbito macro, os investidores permanecem de olho nas tensões entre Estados Unidos e China, com o presidente norte-americano Donald Trump prometendo, no últim fim de semana, cortar de forma intensa os laços comerciais entre os dois países. Na esfera econômica, o mercado analisa os dados da zona do euro, divulgados nesta manhã pela agência de estatísticas oficial da região, a Eurostat.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O Produto Interno Bruto (PIB) da região caiu 11,8% no segundo trimestre de 2020 em comparação aos três meses anteriores em meio ao impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Essa foi a maior contratação da série histórica iniciada em 1995, de acordo com dados finais apresentados. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o PIB do bloco registrou uma queda de 14,7% entre abril e junho.

Embora o resultado tenha sido fortemente negativo, as quedas da economia da zona do euro no segundo trimestre foram menores do que estimadas inicialmente pela Eurostat. Em duas pesquisas preliminares, a agência havia projetado uma retração de 12,1% na margem e recuo de 15% na comparação anual.

No cenário econômico interno, o Boletim Focus prevê, nesta terça-feira, uma queda de 5,31% no PIB deste ano. Essa foi a primeira piora do indicador nas últimas 10 semanas, após a divulgação da queda de 9,7% da economia no segundo semestre pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana.

Na hipótese em que a previsão do relatório desta semana se concretize, esse ainda será o pior desempenho do PIB brasileiro no último século, em meio aos efeitos inesperados da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em todo o planeta. A divulgação do resultado do terceiro trimestre ocorrerá no dia 3 de dezembro deste ano. Para 2021, a previsão continua sendo de um crescimento de 3,50%.

Além disso, o relatório divulgado pelo Banco Central (BC) também elevou, mais uma vez, a previsão pela inflação de 2020, passando de 1,77% para 1,78%. Caso a estimativa se confirme, a inflação permanecerá abaixo da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano, de 4%.

Giro corporativo

A Oi (OIBR3) informou, na noite da última segunda-feira, que aceitou a proposta vinculante do consórcio formado por Vivo (VIVT4), TIM (TIMP3) e Claro para a venda de sua operação móvel. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante. De acordo com o comunicado, o processo competitivo foi vencido mediante à proposta de R$ 16,5 bilhões. Desses, R$ 756 milhões referem-se a serviços de transição a serem prestados por até 12 meses pela tele brasileira às concorrentes.

A empresa disse que a aceitação da proposta vinculante está alinhada com a implementação do plano estratégico de transformação das operações da empresas do grupo, que está em recuperação judicial desde 2016.

“A Oi reitera seu compromisso com a execução de seu plano estratégico e o foco na sua transformação em maior provedora de infraestrutura de telecomunicações do país, a partir da massificação da fibra ótica e internet de alta velocidade, do provimento de soluções para empresas e de infraestrutura para viabilizar a evolução para o 5G”, diz o comunicado.

Na última segunda-feira, a Gol (GOLL4) informou que a demanda (RPK) por voos domésticos cresceu 19,8% em comparação ao mês anterior, enquanto a oferta (ASK) avançou 17,8% na mesma base comparativa. A companhia também informou, no relatório dos resultados prévios do tráfego de agosto, que a taxa de ocupação nos voos foi de 79,4%. Foram realizados 190 voos por dia.

A companhia comunicou que “permanece disciplinada em sua lideração para o equilíbrio entre oferta e demanda”, ao passo que as medidas de isolamento social em função da pandemia são flexibilizadas no Brasil e no mundo.

Mercados no exterior

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -1,39%
  • Londres (FTSE 100): -0,88%
  • Frankfurt (DAX 30): -1,60%
  • Paris (CAC 40): -2,14%
  • Milão (FTSE/MIB): -2,50%
  • Xangai (SSE Composite): +0,72% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,80% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira com uma alta de 0,52%, a 101.241,73 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião