Ibovespa sofre com mercado externo e fecha com queda de 2,62%

O mau humor do mercado externo e a pesquisa Ibope mostrando uma pequena queda nas intenções de voto levaram o Ibovespa fechar em queda de 2,62% aos 83.067 pontos.

O dólar, por sua vez, teve o segundo dia de alta e fechou com valorização de 1,33% tendo um valor de venda de R$ 3,74.

Ibope
A pesquisa Ibope não foi favorável a Jair Bolsonaro (PSL) e nem do mercado interno. O capitão reformado caiu de 59% para 57% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT), por sua vez, subiu de 41% a 43%. A rejeição do candidato do PSL aumentou 5 pontos percentuais e chegou a 40%. Já de Haddad caiu de 47% para 41%.

Mercado Externo

Tanto as o mercado acionário europeu quanto Wall Street sofreram com os resultados dos balanços semestrais. Os setores de tecnologia e comunicação apresentaram lucros fracos, principalmente nos Estados Unidos, e fizeram a Nasdaq cair 4,43%.

Os preços dos contratos futuros do minério de ferro subir 1%, enquanto o petróleo conseguiu reverter as perdas de ontem, após os relatórios do hidrocarboneto nos Estados Unidos mostrarem uma piora nos estoques.

Além disso, os analistas acreditam que o mercado já precificou os gastos que serão atribuídos as sanções de Donald Trump ao Irã, que devem começar no inicio de novembro.

As incertezas em relação ao orçamento italiano, guerra comercial sino-americana, Brexit e as ações contra a Arábia Saudita, por causa da morte de um jornalista, ainda preocupam o mercado.

# A temporada de balanços trimestrais começaram hoje. Via Varejo, Vale e Localiza irão soltar os balancetes após as 18h00.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião